Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

03/02/2015 - 09h21min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Três Meses

Faltam três meses para a nova fábrica de celulose entrar em operação. A produção vai passar das atuais 450 mil toneladas por ano para até 1,8 milhão de toneladas por ano. Os números revelam o tamanho do gigante que vai acordar no dia 3 de maio.

A sociedade guaibense não só aprovou este empreendimento como fez campanha por ele, considerando a geração de empregos e renda na Aldeia. Para quem esqueceu disso, está tudo registrado nas atas e nos jornais.

Implantar uma fábrica de celulose deste tamanho em um perímetro urbano não é coisa para amadores. No comando desta megaoperação está Walter Lídio Nunes, um dos executivos mais experientes do mundo no setor. Tivemos sorte por ele ter forte ligação com Guaíba, onde mora e vai à padaria. Está cumprindo tudo o que prometeu e, de vez em quando, chama a imprensa local para informar sobre o que está acontecendo, conforme fez mais uma vez essa semana.

Os impactos ambientais de uma fábrica de celulose são importantes, mas com tecnologia podem ser reduzidos ao tolerável, sem afetar a qualidade de vida da população do entorno. Isso é o que nos foi vendido e no que estamos acreditando. Vamos conferir.

Antes do gigante acordar, ele vai roncar alto durante os meses de fevereiro e março. Ver matéria nesta edição.

Empresa e Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil está satisfeito com o tratamento da Celulose Riograndense dispensado aos trabalhadores da obra. Um exemplo de relacionamento proativo entre empresa e sindicato, no qual todos saem ganhando. Foi-se o tempo do ranço em que todos perdiam.

Impasse sobre as obras viárias

Para a expansão da fábrica de celulose, foi necessário fazer alterações no sistema viário. Com isso, ruazinhas se transformaram em avenidas e aconteceu o fenômeno da multiplicação das rotatórias.

Na balança, pesando os prós e os contras, de um lado temos um avanço significativo, com avenidas, ciclovias e drenagens; de outro, um único acesso aos bairros da Zona Sul, trechos cheios de defeitos, mato nas calçadas e obstáculos nas ciclovias. A fiscalização das obras falhou. Agora, é preciso fazer reparos e manutenção adequada.

O Walter Lídio Nunes diz que as obras foram entregues, mas o prefeito diz que ainda não recebeu. Conforme já registrei aqui na coluna, está na hora de um acordo para resolver esta pendência.

O Rio Grande do Sim

O almoço com o diretor-presidente da Celulose Riograndense foi longo, terminou às 16 horas. Teve explicações sobre questões técnicas e operacionais, mas também teve desabafo sobre a bagunça do País e filosofia.

Para quem não sabe, há cerca de 15 anos o Estado do Espírito Santo estava mergulhado em corrupção, muita corrupção no Governo e em diversos órgãos públicos. O caso era tão feio, que um grupo de empresários, jornalistas, executivos e cientistas decidiu se unir para mudar o quadro degradado daquele Estado. E conseguiram. Um dos membros deste grupo que mudou o Espirito Santo é o Walter Lídio Nunes, na época, diretor da Aracruz. Isso significa que ele tem experiência e contribuição para a nossa sociedade.

O presidente da Celulose Riograndense faz parte do grupo que está tentando criar o Rio Grande do Sim, uma estratégia para tirar o Rio Grande do Sul da difícil situação em que se encontra. O déficit anual previsto supera os R$ 5 bilhões. Isso significa que o Estado vai gastar R$ 5 bilhões a mais do que vai receber em 2015. E não existem mais fontes de financiamento para empurrar a dívida com a barriga, como vinha acontecendo.

Receita: reconhecer o tamanho do problema, não ficar apontando culpados e unir a sociedade, buscando alternativas de crescimento, focados no nosso potencial, sem ficarmos olhando para trás. Ou isso, ou vamos servir de modelo a toda Terra do que não se deve fazer, pois a pindaíba é grande.

Maranata no PR

O ex-vice-prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, deverá assinar ficha no PR depois do Carnaval. O mesmo partido do Missionário Volnei, que assume cadeira na Assembleia. O Maranata me disse que está desconfortável no PDT com as críticas que recebe de um grupo.

Escondendo as Multas

Apurei que estão sendo multados, em média, cem motoristas por dia em Guaíba. A Gazeta Centro-Sul publica matéria nesta edição sobre este tema. A Prefeitura despista e não revela o número de infrações nem o valor que deverá ser arrecadado caso sejam confirmadas as multas. Se tudo está informatizado, como acreditar que não sabem os números? Falta transparência.

Mudança na Mobilidade Urbana

Segundo a Tia Alaíde, em breve haverá mudança de secretário na Mobilidade Urbana em Guaíba. Está cotado para entrar no lugar de José Dahmer o advogado Jocir Panazzolo; indicação do PMDB. É especulação, mas é da Tia Alaíde, então é bom ir conhecendo o Jocir.

E por falar em mudança, se o Governo Henrique não mudar de rumo, vai continuar perdido na poeira.

O Campeão voltou

Segundo a Tia Alaíde, o prefeito Henrique Tavares voltou a se aproximar do Vereador Campeão, destinando-lhe três CCs. Forte, essa. Minha parenta está ativa neste verão.

De cair os butiás dos bolsos!

A Corsan colocou uma grande caixa d’água no Bairro Pedras Brancas para evitar o desabastecimento crônico. O povo ficou feliz e se preparou para o banho, mas poucas horas mais tarde desabou tudo. É de cair os butiás dos bolsos!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 31/1/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados