Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

03/11/2014 - 09h18min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Preconceito

Aécio e Dilma disputaram a Presidência da República e a Dilma venceu. Com as calças na mão, como dizia o meu avô, mas venceu. Ponto.

Os nordestinos votaram em massa na Dilma, porque devem estar contentes com o Governo. A votação expressiva da Presidenta no Nordeste me leva a crer que o quadro da dor daquela região, que chega ao Sul e Sudeste, é invenção da mídia. De qualquer maneira, os eleitores nordestinos não são responsáveis pela derrota do Aécio, considerando que ele perdeu no seu Estado, Minas Gerais, e no Rio de Janeiro. Perdeu também na maioria dos municípios aqui da nossa Região Centro-Sul, por exemplo. Então, por que o preconceito explícito nas redes sociais?

A Campanha

A campanha eleitoral foi um filme de ficção; uma guerra de acusações medonhas, salteadas por frases de efeito e imagens do povo feliz. Na tela de fundo, um vale-tudo pelo poder, pelos cargos com salários polpudos.

As propostas viáveis para solucionar efetivamente a penca de problemas cabeludos que afetam a sociedade deveriam mover os eleitores. Deveriam, mas não foi isso que aconteceu. O foco das discussões ficou nas questões passionais e no terrorismo eleitoral.

Torneio de Idiotas

Nas redes sociais, milhares de adesistas abobados ainda trocam ofensas numa discussão de superfície. Os “dilmistas” acreditando que o PT ainda é um partido de esquerda e combatente à corrupção; e os “aecistas”, crentes que o bom moço de Minas Gerais salvaria o Brasil com oratória espetacular.

Não temos discussões sobre direitos e deveres, sobre o fim das ideologias e sobre a corrupção generalizada. Não se discute o que é preciso fazer para mudar o Brasil de verdade, o debate se limita a um torneio de apedeutas.

Dividido em Três

Observando os números finais destas eleições, percebo que o Brasil está dividido em três blocos de tamanhos semelhantes: os que aprovam o Governo, os que reprovam, e os alienados ressentidos, considerando os votos brancos, nulos, e a abstenção. A união só acontece na lamúria.

A Revelação

Ter um quarto da população dependendo do Bolsa Família mostra que o Brasil vai mal, muito mal. Troca de ofensas alucinadas nas redes sociais por conta dos resultados das urnas mostra que o Brasil vai continuar mal por muito tempo.

No Rio Grande do Sul

No Estado, os antipetistas venceram com folga. Vencer o adversário é o que importa por aqui; se achar melhor do que os outros é o que importa. Melhorar a qualidade de vida de todos é secundário.

O Sartori venceu com um discurso simples, quase simplório, pedindo a união do Estado. Se isso acontecer, será o primeiro passo efetivo para sairmos da pindaíba.

O Tarso venceu os debates e apresentou ideias modernas. No entanto, não percebeu que seu discurso estava bem distante da realidade.

Cidade Suja

É impressionante a sujeira espalhada pelas ruas de Guaíba. Este problema que vem de longe só será resolvido quando o Executivo tratar o meio ambiente como prioridade.

Novo Código Tributário

A votação na Câmara do novo Código Tributário de Guaíba foi adiada para a próxima semana. Trata-se de um projeto complexo, que foi elaborado e revisado por especialistas, debatido com a comunidade em audiências públicas, e feitos vários ajustes. Entendo que o processo aconteceu como deveria. Só não entendi por que dobraram o imposto municipal para os hotéis, se a proposta do Município é justamente promover o turismo.

Polêmica sobre Sede de Sindicato

A Prefeitura de Guaíba cedeu uma área no Bairro Chácara das Paineiras para o Sindicato dos Professores Municipais construir sua sede. Acontece que alguns moradores não concordam e questionam a legalidade da cedência.

Moradores da Alegria

Cerca de 70 pessoas participaram da reunião dos moradores do Bairro Alegria na quinta-feira, 30, no Salão da Igreja Nossa Senhora da Paz. Eles discutiram os impactos ambientais da obra de expansão da CMPC e ações a serem tomadas. De acordo com os organizadores do encontro, a empresa e a Prefeitura não foram convidadas, tendo em vista que aconteceu uma reunião em setembro para tratar da mesma pauta e os moradores não teriam sido atendidos.

Agora, a opinião do colunista. É muito ruim quando o diálogo com a comunidade não avança.

Parque no Morro

Criado o comitê que tem a missão de organizar a implantação do Parque Ecológico no Morro da Hidráulica. Vamos aguardar para ver se o trabalho avança.

Dica de cinema do colunista. Relatos Selvagens. Baita filme!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 1º/11/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados