Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

13/10/2014 - 09h05min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

As Urnas Falam

Os votos refletem os sentimentos dos eleitores. Portanto, as urnas falam. Há muito o que refletir sobre os resultados das eleições do dia 5 de outubro.

Cenário Nacional

A Marina foi frágil como um ovo nos debates, não soube se defender das feras e também não soube defender suas propostas. Foi minguando, minguando.

O Aécio foi firme. Conhece os principais números da economia do País de cor. Criado em ambiente político nas salas barrocas de Minas Gerais, sabe se defender e atacar. Ganhou a chance de ir para o segundo turno nos debates, principalmente no da Globo. As ruas ficaram desertas na hora do debate da Globo. O Brasil inteiro foi para a frente da TV e o Aécio deu show.

A Dilma tem o Nordeste na mão. É dona do Nordeste, a Dilma. Mas a presidenta patina na Região Sudeste, onde eleitor dá em penca. Está fraca em São Paulo, que surfa na onda do antipetismo. Além disso, todos os dias há uma revelação escabrosa dos bastidores da Petrobras.

Neste segundo turno, é briga de cachorro grande.

Cenário Estadual

No Rio Grande do Sul, tem gente de boca aberta até agora com tanta surpresa. Até as pesquisas de boca de urna erraram. Isso pode ser explicado pela decisão do voto contra o PT. Aqui na querência, é isso ou aquilo. Quando os contrários ao PT se deram conta de que o Sartori teria mais chances de vencer o Tarso, do PT, migraram, aos 45 do segundo tempo, para o Sartori.

A Ana Amélia contribuiu sobremaneira com a sua derrota. Desfilou com o estandarte da arrogância, não explicou o que precisava explicar e ainda chamou um salário de R$ 9 mil de salariozinho. Todos ouviram.

Mistura Alucinógena

O Olívio (PT) perdeu porque não era o Olívio. Do Olívio original, só sobraram as mãos catando bolhas de sabão. Seu suplente, o guaibense Carlinhos Vargas (PTB), nunca teve qualquer afinidade política com o Olívio. Pelo contrário. Na Aldeia, Olívio e Campeão juntos foi uma alucinação que resultou com o Lasier fazendo 7.780 votos a mais do que o Galo Missioneiro.

É sabido que na política partidária atual existe abuso de contradições. Mas, às vezes, a mistura torna-se alucinógena.

Faltou Pouco

O Deputado Sperotto (PTB) fez boa votação: 37.364. Foram 4.906 votos a mais do que em 2010. Só em Guaíba, foram cerca de 40% dos votos válidos: 20.657. Mas ficou de fora, primeiro suplente. A Região perdeu uma voz importante no Parlamento Gaúcho.

Já o Missionário Volnei (PR), da Igreja Mundial do Poder de Deus, fez 33.255 votos e se elegeu no embalo do fenômeno Manuela, do PC do B. O Missionário reside em Guaíba, mas não o conheço pessoalmente. Eu não estava na Gazeta quando ele nos visitou essa semana (ver matéria das eleições). Não concordo com a mistura de política e religião, mas torço para que ele faça um bom trabalho na Assembleia. Vamos acompanhar.

Não disse, mas vai

O Sperotto esteve na Gazeta Centro-Sul para agradecer a baita votação que recebeu dos guaibenses (ver matéria nesta edição). Conversei bastante com o Sperotto. Ele está triste por ter ficado de fora, mas feliz pela votação estupenda que fez em Guaíba.

Eu perguntei sobre o seu futuro político e se ele irá disputar a Prefeitura de Guaíba nas próximas eleições. O deputado ficou com o rosto avermelhado, tossiu, balbuciou algo como “bum don ton”, disse que não, que é cedo para falar desse assunto, piscou várias vezes e olhou para o lustre. Não disse, mas eu tenho certeza de que o Sperotto vai concorrer a prefeito de Guaíba em 2016.

Candidatos Locais

O Arilene Pereira (PTB) fez boa votação: 7.373 votos para deputado federal. Surpreendeu e deixou de olho comprido os que desdenharam do velho político da Aldeia.

O Marmota (PP): 2.113 votos; a Professora Claudete (PPL): 1.910; o Professor Itamar (PSB): 1.147 votos (concorreram a uma cadeira na Assembleia); e o Julian Narciso (PDT): 2.301 (Câmara Federal) apenas marcaram território. É uma incógnita se estes votos se manterão nas próximas eleições para vereador, quando entrar em cena um comando de veteranos. De qualquer maneira, eles se apresentaram. É assim que funciona, não adianta só reclamar. Parabéns pela participação.

Sobre as Pesquisas

Quem acompanhou o processo eleitoral não pode dizer que as pesquisas erraram. Os resultados indicavam mudanças, com linhas subindo e descendo. É importante observar isso. As pessoas mudam de opinião e muitas vezes isso acontece aos 45 do segundo tempo.

Agora, o erro do Ibope na boca de urna não tem explicação. Foi de cair os butiás dos bolsos!

Guaíba é bacana!

Eu gosto de morar em Guaíba. Têm muitas coisas tortas, muito lixo nas ruas, muitas ruas esculhambadas e a insegurança assusta, mas também tem o lado positivo. Guaíba é bacana! Salve os 88 anos do Município.

A Esmola e a Sugestão

Seis milhões de reais é o valor das medidas compensatórias do projeto da CMPC que a Câmara Técnica da SEMA destinou à Unidade de Conservação de Guaíba. Dobrou o valor, é verdade, mas pelo impacto do empreendimento na Cidade é esmola. A Tia Alaíde sugere que a Celulose Riograndense contribua espontaneamente com a criação do Parque Ecológico. Seria uma maneira de reduzir a decepção e se aproximar mais da sociedade local. Baita sugestão, essa da Tia Alaíde!

A Entrevista

Pega teu chimarrão, senta no poltronão e lê com atenção a entrevista com o prefeito Henrique Tavares que a Gazeta publica nesta edição. Na semana que vem, abordarei sobre as respostas do prefeito. Forte, essa.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 11/10/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados