Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

06/10/2014 - 09h59min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Credibilidade não se compra

A maioria das pessoas é dependente de jornal. Quando assinamos um jornal, esperamos a sua chegada com ansiedade, pois queremos saber o que está acontecendo. Informação é vital ao ser humano atilado.

- Será que estão dizendo a verdade nas redes sociais?

Para se ter certeza, é preciso esperar o jornal chegar, pois o conteúdo da internet é uma lagoa de neblina.

A força do jornal é tanta, que quando atrasa nossa alma de leitor enferruja e o entregador passa a ser o nosso inimigo número um.

A Gazeta Centro-Sul completou 21 anos. Um jovem com experiência de ancião; uma muralha de credibilidade. É o que sinto ao ler os e-mails, ao conversar com as pessoas nas ruas e ao observar a repercussão das matérias e das colunas de opinião publicadas na Gazeta.

Um jornal é feito por muitas pessoas. Muitas. Pelos colaboradores e leitores, com apoio de parceiros e anunciantes. E o bacana é que a credibilidade de um jornal não se compra, não se pega emprestado, não se impõe na marra; a credibilidade de um jornal é uma conquista cultivada com exemplos e com linha editorial independente.

Quando os serviços públicos falham, o telefone da Gazeta toca; a mensagem chega na caixa de e-mail. O leitor, no outro lado, sabe que será ouvido e que não está só na busca por solução. Quando um fato importante acontece na aldeia, é preciso esperar a Gazeta chegar para saber o que aconteceu. E quando a Gazeta chega, é hora de se informar; de se integrar à aldeia. Tudo bem, admito que esqueci da modéstia, mas estou dizendo a verdade.

Obrigado aos leitores, obrigado aos nossos anunciantes e parceiros; obrigado aos nossos colaboradores: Fábio Araujo, Cristina André, Daniel Andriotti, Luana Silveira, Catullo Fernandes, Susana André Motta, João Carlos Andriotti, David Pokorski, Túlio Carvalho, Ruth Nunes, Karla Yussi, Joana Deicke, Maria Manoela Bento Pereira, Márcio Silveira, Antônia Teixeira, Luiz De Gerone, Rosi Teixeira, Jorge Krigger, Alexandre Fornari, Alexandre Prass, Luciano Wagner, Cláudia Quadros, Vilmar Madrid, Henrique Ott, Marcos Quadros, Jousino Nunes e Paulo Teixeira.

Vida longa à Gazeta Centro-Sul!

O Recado das Urnas

As urnas dão recados. Os números de votos dos candidatos refletem o que os eleitores pensam do trabalho dos políticos. Sobre as eleições do dia 5 de outubro, há muitas análises a serem feitas.

A Marina foi frágil nos debates, não soube se defender das feras e também não soube defender suas propostas. Foi minguando, minguando.

O Aécio foi firme. Conhece os principais números da economia do país de cor. Sabe se defender e sabe atacar. Transmite confiança. Ganhou a chance de ir para o segundo turno no debate da Globo. As ruas ficaram desertas na hora do debate. O Brasil inteiro foi para a frente da TV e o Aécio deu show.

A Dilma tem o Nordeste na mão. É dona do Nordeste, a Dilma. Mas a presidenta patina na Região Sudeste, onde chove votos. Está fraca em São Paulo, que surfa na onda do antipetismo. No segundo turno, vai ser briga de cachorro grande.

Aqui no Rio Grande do Sul, tem gente de boca aberta até agora com tanta surpresa. As pesquisas eleitorais erraram. Isso pode ser explicado pela decisão do voto contra o PT. Aqui nos pampas, é isso ou aquilo. Quando os contrários ao PT se deram conta de que o Sartori tem mais chances de vencer o Tarso, do PT, então migraram aos 45 do segundo tempo para o Sartori. Agora, o erro da pesquisa de boca de urna foi de cair os butiás dos bolsos.

A Ana Amélia contribuiu com a sua derrota. Demonstra arrogância no sotaque e no semblante, como diz um amigo meu do Petim.

O Olívio perdeu porque não era o Olívio. Do Olívio original, só sobraram as mãos dançando no ar. Seu suplente, o guaibense Carlinhos Vargas (PTB), nunca teve qualquer afinidade política com o Olívio. Pelo contrário. Na Aldeia, Olívio e Campeão juntos resultou na vitória do Lasier, com 7.780 votos de diferença pró Lasier. Forte, essa.

O Deputado Sperotto (PTB) fez boa votação: 37.364. Foram 4.906 votos a mais do que em 2010, mas ficou de fora. Primeiro suplente. Já o Missionário Volnei (PR), da Igreja Mundial do Poder de Deus, fez 33.255 votos e se elegeu no embalo do fenômeno Manuela, do PC do B. Não conheço o Missionário Volnei, mas espero que Deus o ilumine no seu trabalho.

Continuo analisando as eleições na versão impressa da Gazeta Centro-Sul. Até.

A Exploração

A Prefeitura de Guaíba abriu concurso público para contratar servidores em diversos setores. Fiquei impressionado com os baixos salários oferecidos. Para um motorista, por exemplo, o salário é menor do que o mínimo. Uma observação no edital esclarece que para salários menores do que o mínimo será acrescido de um adicional. Forte, essa.

O Naldo

Eu não sabia que o Naldo faria show em Guaíba. Na verdade, eu não sabia quem era o Naldo. Então, quando soube que ele não viria mais a Guaíba e que havia uma polêmica por conta da desistência, eu fui na internet conhecer o Naldo. E depois de ouvir um trechinho de um show do Naldo, fiquei muito feliz que ele desistiu de vir a Guaíba. Que bom que o Naldo não vem!

Onda de Anúncios

Todas as semanas recebo um comunicado anunciando a vinda de um empreendimento para Guaíba. Anunciam empresas, institutos, hotéis, pontes e duplicação de estradas. Até show do Naldo anunciam. Esses dias, anunciaram que a Foton será ampliada. A Foton não chegou, sequer começou a ser instalada, mas já anunciaram a sua ampliação.

Já passou dos limites essa onda de anúncios em Guaíba. Fico com a impressão de que o sujeito não tem o que fazer, está entediado, assistindo o Faustão, então decide anunciar a vinda de alguma coisa para Guaíba.

E para cada anúncio, sobem os valores dos imóveis no Município. Quando anunciaram o Naldo, me disseram que uma lojinha da Rua Cônego Scherer passou a valer R$ 2 milhões. É pegar ou largar.

A Entrevista

Vamos publicar na próxima edição da Gazeta Centro-Sul uma entrevista exclusiva com o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares. Perguntei ao prefeito tudo o que o povo quer saber. Henrique Tavares disse que eu fui duro nas perguntas. Mas ele foi habilidoso nas respostas. Não dá para perder. É no próximo sábado, dia 11. Forte, essa.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 3/10/14. Atualizado em 6/10/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados