Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

17/05/2021 - 13h19min

Editorial

A Força Local

Compartilhar no Facebook

Pensar global e agir local tem sido um lema cada vez mais valorizado neste período de pandemia, quando se intensificam os debates sobre economia sustentável, com ênfase na valorização das ações locais.

Redes de consumo se desenvolvem, visando fortalecer a economia do município, criando vínculos entre produtores rurais, comerciantes, prestadores de serviços e consumidores. Este entendimento, além de promover a economia local, contribui para reduzir os impactos ambientais, como o consumo de combustíveis fósseis, entre outras despesas do transporte de bens.


No mundo globalizado, o consumo se voltou para a compra de produtos e serviços vindos de longe, inclusive de fora do país, com aquisições via internet. No entanto, com esta mudança de comportamento, que surge com a pandemia da Covid-19, aflora a reflexão a respeito da revisão de valores, considerando os aspectos sociais e econômicos partilhados. De repente, percebemos que é fundamental melhorarmos o que está perto, porque isso significa autovalorização e prestígio da vizinhança, consolidando a harmonia do ambiente em que estamos inseridos.


O grande desafio neste momento de transformação é voltar-se ao que está próximo, valorizando o pequeno produtor da zona rural, o comércio e os serviços em geral que estão a poucos quarteirões de nossas casas, gerando empregos e renda, aquecendo o círculo da prosperidade.


Prefeituras, câmaras de vereadores e órgãos públicos também devem participar ativamente deste engajamento comunitário, dentro da legalidade, contribuindo com o desenvolvimento regional.


Municípios que já adotam sistemas de fortalecimento local apresentam resultados positivos, destacando-se na qualidade de vida da coletividade, com ambientes aprazíveis, economia sustentável e sociedade solidária.



Publicado em 14/5/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados