Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

17/08/2020 - 10h03min

Editorial

Ano Eleitoral

Compartilhar no Facebook

Estamos em ano eleitoral. No dia 15 de novembro, serão realizadas eleições municipais para eleger prefeitos e vereadores em todo o País. Oficialmente, o período eleitoral iniciará no dia 27 de setembro, mas as conversações políticas entre lideranças partidárias estão em alta. Para os eleitores, o mais importante é a vigilância, considerando que o jogo de interesses pode maquiar a realidade.


No dia 7 de agosto, três vereadores de oposição ao Governo de Guaíba tentaram ingressar no hospital recém inaugurado a fim de apurar supostas irregularidades, conforme matéria publicada nesta edição. É da atividade parlamentar fiscalizar os atos do Executivo, o que justificaria a ação. No entanto, no caso em questão, era preciso que os vereadores tivessem mais cuidado, considerando a pandemia da Covid-19, com consequências nefastas, abrangendo a população do Planeta. Há protocolos rigorosos para se ingressar em hospitais, tendo em vista o alto risco de contágio do novo coronavírus.


O exemplo citado remete a uma reflexão necessária sobre o papel de toda a sociedade neste contexto. É fundamental manter atuante a fiscalização sobre a utilização dos recursos e dos serviços públicos, sem ultrapassar limites que possam comprometer a vigília, tampouco que essa possa ser confundida com ação eleitoreira.


Acertos e erros da administração pública não acontecem somente em ano eleitoral, são reflexos de uma gestão. Portanto, a crítica deve ser embasa em observação contínua dos gestores e por meio de cobranças sistemáticas, com argumentação consistente.


Toda comunidade sabe dos problemas da cidade onde vive e quer soluções para os que atingem a coletividade. Criticar e apontar erros tem sua importância no processo de reivindicação, mas é preciso ir além, sintonizando sistemas que apresentem soluções viáveis, de acordo com a realidade de cada município.


Estamos em ano eleitoral e isso é importante, porque é na eleição democrática que o povo tem a oportunidade de escolher seus representantes para administrar os recursos públicos e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de todos. Esse deve ser foco.



Publicado em 14/8/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados