Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

29/01/2020 - 16h22min

Editorial

Respeito e Fiscalização

Compartilhar no Facebook

Viver em sociedade exige respeito ao próximo, o principal dever de todos os cidadãos, considerando a divisão do espaço comum e a necessidade do convívio em harmonia. No entanto, infelizmente, este entendimento básico não é aplicado como deveria. Sendo assim, é preciso que processos de educação e de fiscalização funcionem efetivamente, visando garantir a segurança e a harmonia no convívio social.

Em suas edições semanais, a Gazeta Centro-Sul vem publicando diversas reportagens e recados dos leitores, abordando sobre os problemas gerados pela precariedade da fiscalização, ou a ausência dela. Isso é retratado na questão do descarte e coleta de lixo e entulhos, nos serviços públicos e na mobilidade urbana em geral.

Por falta de uma fiscalização atuante, muitos dos passeios públicos de Guaíba não são conservados pelos proprietários dos imóveis, conforme determina a legislação municipal. O mesmo acontece com a limpeza da cidade, onde há vários registros de descarte de entulhos, móveis, galhos e até mesmo de lixo doméstico em locais públicos, valos de drenagem e calçadas.

Na mobilidade urbana não é diferente. Ultrapassagens em locais proibidos, excesso de velocidade e todo tipo de desrespeito, tanto de motoristas e motociclistas, quanto de pedestres e ciclistas. A banalização do desrespeito às leis de trânsito é uma realidade nas estradas e nas cidades brasileiras, o que resulta em números assustadores de mortes e mutilações decorrentes de acidentes.

A Gazeta Centro-Sul vem publicando matérias a respeito do problema dos postes podres espalhados pela Cidade, gerando riscos à população. Se houvesse uma fiscalização mais atuante, certamente o risco de quedas e acidentes seria menor.

Espera-se do poder público uma fiscalização atuante em todos os setores, bem como uma postura de respeito ao próximo de todos os cidadãos, pois só assim a vida em comunidade pode acontecer em harmonia.

Publicado em 25/1/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados