Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 22 de fevereiro de 2020

29/01/2020 - 16h22min

Editorial

Respeito e Fiscalização

Compartilhar no Facebook

Viver em sociedade exige respeito ao próximo, o principal dever de todos os cidadãos, considerando a divisão do espaço comum e a necessidade do convívio em harmonia. No entanto, infelizmente, este entendimento básico não é aplicado como deveria. Sendo assim, é preciso que processos de educação e de fiscalização funcionem efetivamente, visando garantir a segurança e a harmonia no convívio social.

Em suas edições semanais, a Gazeta Centro-Sul vem publicando diversas reportagens e recados dos leitores, abordando sobre os problemas gerados pela precariedade da fiscalização, ou a ausência dela. Isso é retratado na questão do descarte e coleta de lixo e entulhos, nos serviços públicos e na mobilidade urbana em geral.

Por falta de uma fiscalização atuante, muitos dos passeios públicos de Guaíba não são conservados pelos proprietários dos imóveis, conforme determina a legislação municipal. O mesmo acontece com a limpeza da cidade, onde há vários registros de descarte de entulhos, móveis, galhos e até mesmo de lixo doméstico em locais públicos, valos de drenagem e calçadas.

Na mobilidade urbana não é diferente. Ultrapassagens em locais proibidos, excesso de velocidade e todo tipo de desrespeito, tanto de motoristas e motociclistas, quanto de pedestres e ciclistas. A banalização do desrespeito às leis de trânsito é uma realidade nas estradas e nas cidades brasileiras, o que resulta em números assustadores de mortes e mutilações decorrentes de acidentes.

A Gazeta Centro-Sul vem publicando matérias a respeito do problema dos postes podres espalhados pela Cidade, gerando riscos à população. Se houvesse uma fiscalização mais atuante, certamente o risco de quedas e acidentes seria menor.

Espera-se do poder público uma fiscalização atuante em todos os setores, bem como uma postura de respeito ao próximo de todos os cidadãos, pois só assim a vida em comunidade pode acontecer em harmonia.

Publicado em 25/1/20.


Últimas Notícias

Obras de revitalização da Praia da Alegria, em Guaíba, deverão iniciar em março. Ver matéria nesta edição da Gazeta Centro-Sul.

Abacaxi derruba diretor municipal em Guaíba. Confira na Coluna impressa de Leandro André.

Guaíba. Motorista de aplicativo, Rafael da Silva, 31, desapareceu no dia 6. Seu carro foi encontrado queimado sábado, 8, no Mathias.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados