Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

11/11/2019 - 14h26min

Editorial

Crise e Sociedade

Compartilhar no Facebook

Os brasileiros estão sufocados por uma crise generalizada, abrangendo a política partidária, a economia, a segurança pública, o atendimento de saúde, o sistema educacional e as instituições. A saída deste quadro negativo passa pela consolidação de uma postura elevada da sociedade.

Os preços dos alimentos estão muito caros, considerando a renda dos brasileiros; o perigo com a falta de segurança não se limita mais às ruas, ele invade os lares e os estabelecimentos comerciais; os resultados negativos da Educação não se restringem mais ao repasse de recursos, vêm de casa. A corrupção não é uma invenção da classe política, mas consequência da maneira como os políticos são eleitos e fiscalizados.

No Brasil, assistimos diariamente manifestações públicas exigindo direitos, mas há um silêncio assustador em relação aos deveres. O respeito está sufocado pela intolerância e pela impunidade. O emprego está escasso; a economia patina nos juros abusivos do sistema financeiro. Os direitos humanos estão contaminados por influências ideológicas. Na política partidária, a esquerda fortalece sobremaneira a direita. Na área da Saúde, os repasses de dinheiro são bilionários, mas a ineficaz fiscalização e a má gestão acumulam macas em corredores de hospitais e matam à míngua.

Na falta de perspectivas e de limites, os jovens buscam saídas e encontram exploradores interesseiros, que os conduzem à alienação maquiada de luta por causas maiores.

Os resultados desse conjunto de distorções que oprime o povo brasileiro estão em todos os lugares, em todos os momentos. A realidade é dura, mas a saída deste quadro negativo passa pela consolidação de uma postura elevada da sociedade. O primeiro passo em direção à mudança de verdade é questionar as causas dos erros, compreendendo que tudo está relacionado às escolhas que fazemos e à autenticidade de nossas lutas.

Publicado em 9/11/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados