Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 27 de abril de 2024

18/10/2019 - 14h35min

Editorial

Mobilidade Urbana

Compartilhar no Facebook

Um centro urbano é densamente povoado, ocupado por prédios residenciais, comerciais e industriais, além de ruas e espaços públicos de convívio comunitário. As pessoas vivem em contínuos deslocamentos, portanto a organização é fundamental para garantir harmonia e qualidade de vida. Esta é uma constatação simples, mas a prática é bastante complicada na maioria das cidades. Percebe-se muita confusão em consequência da falta de planejamento nos centros urbanos, o que indica que a mobilidade urbana precisa ser encarada como prioridade pelos gestores públicos.

Ruas e calçadas formam a malha viária, que é essencial para os deslocamentos da população, tanto a pé como por meio de veículos. Traçados e conservação precisam de constante atenção de especialistas, pois, quando funcionam de forma ruim ou precária, os transtornos são grandes, resultando em perdas importantes, tanto do ponto de vista econômico como de saúde.

Focando esta questão em Guaíba, percebemos que é preciso avançar para terminar com a prática de apagar incêndios diários, isto é, fazer remendos e atender as reclamações diárias, tentando reparar as consequências sem buscar solução para as causas dos problemas.

É imprescindível um plano de mobilidade urbana adequado à realidade da Cidade, o que está sendo concluído em Guaíba. Neste contexto, a Prefeitura anuncia um plano de ações para melhorar a malha viária a ser executado com recursos de empréstimos contraídos no sistema financeiro, conforme está sendo divulgado nesta edição. No entanto, é preciso que a sociedade acompanhe e fiscalize o que está sendo anunciado, pois os projetos no papel muitas vezes não acontecem na prática.

Um plano viário eficaz, somado a vias bem pavimentadas e iluminadas, além de educação no trânsito, resultam em convívio harmônico nos centros urbanos, o que significa melhor qualidade de vida da população.



Publicado em 19/10/2019


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados