Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

14/06/2019 - 14h29min

Editorial

Crianças e Adolescentes

Compartilhar no Facebook

É grande a preocupação da sociedade brasileira com o elevado número de adolescentes envolvidos em crimes contra o patrimônio e contra a vida. De acordo com os registros policiais, geralmente o envolvimento com grupos criminosos está relacionado com o consumo e o tráfico de drogas, que começa com famílias desestruturadas.

Conselhos Tutelares realizam milhares de atendimentos todos anos, nas cidades de médio e grande portes, como registros de negligência, maus-tratos, suspeitas de abusos sexuais e de ausência escolar, entre outros. Os números mostram que os problemas sociais são importantes e que a sociedade, em geral, só toma conhecimento desta dura realidade quando casos graves de criminalidade são divulgados na Imprensa.

Segundo analistas em segurança pública, as causas da violência envolvendo jovens, no Brasil, estão relacionadas basicamente com três fatores: famílias desestruturadas; inversão de valores morais; sistema educacional precário.

Em reportagens publicadas pela Gazeta Centro-Sul, destaca-se a necessidade de maior integração da rede de atendimento aos jovens, com ações integradas dos órgãos de Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança Pública. Conhecer as causas e o tamanho do problema é o primeiro passo para resolvê-lo.

Trabalhos de inclusão social, somados a sistema de acolhimento eficiente, ações de prevenção, educação, assistência profissional e participação efetiva da família, certamente podem reduzir sobremaneira a punição.
Entretanto, quando a repressão ao crime se fizer necessária, é imprescindível que os órgãos de segurança pública tenham condições de agir com eficiência, pois os estragos são grandes quando o Estado deixa de cumprir o seu papel.



Publicado em 15/6/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados