Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

03/06/2019 - 14h14min

Editorial

Transporte Público

Compartilhar no Facebook

Em 2015, o sistema de transporte público em Guaíba foi regularizado pela primeira vez na história do Município, introduzindo veículos zero km, com acessibilidade. Mas nem tudo ocorreu como era esperado por conta do desequilíbrio financeiro do sistema. A situação se agrava a cada ano com a inclusão dos serviços por aplicativos e clandestinos.

A empresa Expresso Assur, que venceu o processo licitatório e detém a concessão do serviço, alega que o número elevado de isenções, somado ao transporte irregular, sem a devida fiscalização da Prefeitura, estão comprometendo a atividade. Além disso, a suspensão do sistema de transbordo estaria gerando prejuízos para a concessionária. Um acordo foi firmado entre o Município e a empresa para implementação dos ajustes, mas, de acordo com a concessionária, o problema do desequilíbrio financeiro está longe de ser solucionado.


De acordo com dados passados à Gazeta em 2018, aproximadamente um terço dos passageiros que usam o transporte coletivo em Guaíba não pagam passagem por serem isentos. Com isso, os pagantes arcam com a tarifa, o que elava sobremaneira o valor. Agora, diante da crise que pode inviabilizar o sistema regular, o Governo Municipal sinaliza com a possibilidade de reduzir imposto e elevar a idade dos isentos, de 60 para 64 anos.


O segmento regional também passa por dificuldades, precisando de ajustes importantes, que estão sendo debatidos em encontros promovidos pela Assembleia Legislativa, conforme matéria publicada nesta edição.

O transporte público no Brasil enfrenta grandes dificuldades, intensificadas com o surgimento dos aplicativos. A solução, segundo especialistas do setor, passa necessariamente pelo subsídio governamental, conforme acontece em países desenvolvidos.

Espera-se que os problemas sejam solucionados de forma a garantir a sustentabilidade do transporte público e que o sistema implantado em Guaíba, tão comemorado em 2015 por sua regulamentação, possa manter-se, oferecendo uma tarifa que seja justa e um serviço de qualidade. A Gazeta Centro-Sul segue acompanhando os desdobramentos desta questão tão importante para a sociedade.

Publicado em 01/6/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados