Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

01/03/2019 - 15h19min

Editorial

Sobre o IPTU

Compartilhar no Facebook

Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz como matéria de capa informações importantes sobre o novo sistema de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), adotado neste ano em Guaíba, atendendo decisão judicial.

A nova planta de valores utilizada para calcular o Imposto foi aprovada em novembro de 2014 pela Câmara de Vereadores, mas está entrando em vigor somente em 2019 devido a uma ação que se arrastou por quatro anos na Justiça. Recentemente, o TJ-RS confirmou a constitucionalidade do projeto do Executivo Municipal, derrubando liminar que impedia a execução do que foi aprovado em 2014.

Seguindo o padrão jornalístico da Gazeta, as informações a respeito do tema transcendem o resumo enviado ao Jornal pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura. O secretário da Fazenda foi entrevistado, passando detalhes importantes do novo sistema de cobrança do IPTU.

De acordo com o secretário Fábio Marcelo Bittencourt, a nova metodologia beneficia os donos de pequenos imóveis, sendo a primeira vez que é levada em consideração a capacidade contributiva do cidadão.

A comparação entre o sistema adotado até 2014 e o atual está publicada com detalhes, inclusive com as alíquotas progressivas. O texto revela, ainda, os números de imóveis em que haverá redução e aumento do Imposto, bem como os que deverão se manter.

Com a mudança do cálculo, a arrecadação do Município com o IPTU passará de R$ 5 milhões para R$ 13 milhões por ano.

A Gazeta Centro-Sul traz o que foi divulgado pela Administração Municipal, com todos os detalhes importantes para os contribuintes. A partir de agora, os proprietários de imóveis vão poder conferir, na prática, se o que foi informado pela Prefeitura está de acordo com a realidade.

Publicado em 2/3/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados