Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

15/10/2018 - 14h03min

Editorial

Os 92 Anos de Guaíba

Compartilhar no Facebook

A Gazeta Centro-Sul traz nesta edição um resumo da realidade do município de Guaíba, quando este completa 92 anos de emancipação política.

É na cidade que a vida em sociedade acontece, o que reforça a importância de conhecer a sua realidade, seus problemas e seu potencial de desenvolvimento. Integração e compromisso com o município onde vivemos facilita o planejamento e o trabalho por melhor qualidade de vida para todos. O papel do jornalismo é divulgar os fatos relevantes que acontecem na sociedade, positivos e negativos, contribuindo efetivamente com a jornada coletiva.

Neste contexto de reflexão sobre o Município, na data em que se comemora seu 92º aniversário de independência política, é pertinente passar mensagens positivas, de estímulo, ressaltando o trabalho coletivo que resulta no bem-estar de todos. Esse movimento renova a esperança em um futuro melhor e impulsiona a luta para se alcançar os resultados desejados. Por outro lado, não se pode fechar os olhos e tapar os ouvidos na tentativa inútil de eliminar os problemas, pois a solução de algo que não funciona como deveria começa justamente pelo reconhecimento da causa do problema. Sendo assim, contribuir com a cidade onde se vive requer informação correta sobre a sua realidade, seu passado, o presente e as possibilidades futuras, atuando sem pessimismo ou otimismo exagerados. Fica muito mais fácil avançar quando se conhece o caminho e o percurso é feito com equilíbrio.

O resumo do perfil socioeconômico do Município, apresentado pela Gazeta Centro-Sul, registra como funcionam os serviços educacional, de Saúde, de mobilidade urbana e de segurança pública, considerando o momento e o que está sendo feito para melhorar no futuro. Aborda, também, a economia com dados oficiais; a questão da Zona Mista Industrial que está emperrada; as possibilidades de desenvolvimento, observando a logística, os ajustes do Plano Diretor e o início de uma importante etapa de tratamento de esgoto.

Guaíba está assumindo a 15ª posição no ranking econômico do Rio Grande do Sul, entre os 497 municípios do Estado, o que ressalta a força de sua locomotiva. Além disso, possui significativo potencial de desenvolvimento turístico e imobiliário. Mas, para que os fatores positivos se reflitam em qualidade de vida à população, é imprescindível trabalhar com planejamento e gestão. Portanto, essa deve ser a principal missão do poder público e da sociedade.

Publicado em 13/10/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados