Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

01/10/2018 - 14h31min

Editorial

Na Mesma Tecla

Compartilhar no Facebook

Quando abordamos um tema muitas vezes, pode passar a impressão de que está faltando assunto. No entanto, alguns problemas registrados em Guaíba são muito antigos e os governos que se sucedem não conseguem resolvê-los. Um deles é a questão do relaxamento com a manutenção e a limpeza da Cidade.

Neste mês de setembro, Guaíba se destacou por organizar uma programação excelente nos festejos farroupilhas, congregando a comunidade e atraindo muitos turistas, conforme foi divulgado pela Gazeta Centro-Sul. No entanto, a questão ambiental deixou a desejar. Nem o cartão postal, o Calçadão da Orla, e os parques centrais escaparam do relaxamento da Prefeitura.

Faz bastante tempo que a Gazeta vem batendo na mesma tecla das ruas e calçadas esburacadas, mas nenhum gestor público consegue resolver estas questões básicas; não conseguem manter os logradouros limpos e as vias pavimentadas. As calçadas, que são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, em geral, estão deterioradas no Centro da Cidade, onde há intenso movimento, e o poder público se omite. Ao serem questionados sobre o problema, os prefeitos têm alegado que existe fiscalização, mas como explicar a realidade das ruas?

O prefeito José Sperotto assumiu em 2017 prometendo fazer gestão. Foi uma promessa que chamou a atenção, pois é justamente o que vem faltando nas administrações públicas de Guaíba nos últimos anos. No entanto, estamos nos aproximando do final do segundo ano do Governo e não se percebe qualquer mudança de gestão para melhor; pelo contrário.

Percorrendo as ruas de Guaíba, verifica-se o relaxamento explícito em vários pontos. Se de um lado a natureza brindou o Município com uma localização privilegiada, por outro há uma falta de cuidado impressionante com o ambiente e o mobiliário urbano.

Além de cuidar melhor da Cidade, a gestão municipal deveria implementar um programa de Educação Ambiental nas escolas, o que já aconteceu no início da década de 1990 e que, lamentavelmente, foi encerrado.

Guaíba é um município muito bonito, mas é malcuidado, e enquanto os gestores públicos não compreenderem isso, vamos continuar criticando, batendo na mesma tecla.



Publicado em 29/9/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados