Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

11/12/2017 - 14h28min

Editorial

Violência Contra a Mulher

Compartilhar no Facebook

A Gazeta Centro-Sul traz nesta edição uma matéria especial sobre a questão da violência doméstica contra as mulheres. O tema está na pauta das discussões comportamentais e de segurança em todo o País. Em Guaíba, o problema se verifica semanalmente, com registros na Delegacia de Polícia, mas pode ser bem maior, considerando a possibilidade de existirem muitas vítimas que, por medo ou vergonha, não registram as agressões.

Nas estatísticas da Polícia Civil, em 2016, foram registradas 621 ocorrências de violência contra mulheres (Lei Maria da Penha) na Delegacia de Polícia do Município. Neste ano, até novembro, foram 593 casos, sendo solicitadas 522 medidas protetivas. Os números revelam a gravidade do problema, que envolve também violência contra as crianças.

Trata-se de um tema complexo, que conta com respaldo legal para a atuação do Estado, mas também requer divulgação e debate como formas de enfrentar o problema e, consequentemente, de proteger as mulheres e seus filhos de agressores desequilibrados e covardes, que desafiam a Lei diariamente.

Na matéria publicada nesta edição, há orientações de como as vítimas devem proceder em caso de serem agredidas, a amplitude das agressões contra as quais existe amparo legal, bem como é ressaltada a necessidade do registro na Delegacia de Polícia como forma de proteção.

Um ponto abordado na reportagem destaca a necessidade de se implantar, na Cidade, um posto para atendimento de exames físicos em casos de violência doméstica, tendo em vista os transtornos enfrentados pelas vítimas que necessitam se deslocar ao DML, em Porto Alegre, para realizarem o exame de lesão corporal.

O tema é recorrente e a referida matéria fica como informação relevante e instiga o debate na sociedade, buscando contribuir com o combate a esta chaga social.

Publicado em 9/12/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados