Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

11/09/2017 - 10h19min

Editorial

A Independência do Brasil

Compartilhar no Facebook

O domínio português no Brasil terminou, há 195 anos, com a proclamação da Independência. Até o dia 7 de setembro de 1822, quando foi oficialmente proclamada a Independência do Brasil, em São Paulo, aconteceram muitos movimentos pela autonomia política. Muitas pessoas morreram na luta pela liberdade, como aconteceu com Tiradentes, executado pela Coroa Portuguesa por defender um país livre durante a Inconfidência Mineira. Hoje, passados quase dois séculos, a sociedade brasileira precisa refletir com profundidade sobre a realidade política da Pátria e o conceito de independência.

Se por um lado nos tornamos uma Nação soberana, por outro, nos encontramos atrelados à cultura da corrupção, sofrendo as graves consequências disso, como a brutal desigualdade social e a violência generalizada, que sufocam a liberdade.

Há três anos, os brasileiros acompanham diariamente escândalos de corrupção, envolvendo políticos que foram eleitos para conduzir o País e que traíram a causa original por ganância e interesses pessoais. O Partido dos Trabalhadores, que surgiu como uma proposta nova de gestão, voltada para a inclusão social, acabou se revelando mais um dos partidos políticos integrantes de uma grande facção criminosa, movida à propina e roubo do dinheiro público.

Como comemorar a liberdade e a independência de um País preso à corrupção, atrelado à exploração do povo, à enganação, à desonestidade de muitos dos seus dirigentes?

Neste momento, é imprescindível que a sociedade saiba distinguir a diferença entre Pátria e governo, pois este discernimento é o primeiro passo para que se continue lutando por um País verdadeiramente livre. A Pátria é o conjunto do povo, de sua cultura e de seus valores, enquanto que o governo é o conjunto daqueles que, na democracia, são eleitos para colocá-los em prática. Isso significa que a Pátria é o que importa, e se o governo não a respeita, é preciso mudar e punir os governantes faltosos. O importante é nunca desistir da Pátria livre, justa e igualitária.

Publicado em 9/9/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados