Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

04/09/2017 - 10h02min

Editorial

Respeito é fundamental

Compartilhar no Facebook

Um dos mais importantes valores do ser humano, considerando o convívio social, é o respeito, pois é fundamental para controlar atitudes reprováveis que causem transtornos e prejuízos à coletividade. O respeito mútuo é essencial para garantir harmonia entre as pessoas. Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz uma matéria relatando uma ação da Brigada Militar que evoca o tema.

No texto que abre a Editoria de Segurança, está o relato de um fato que aconteceu na madrugada de 26 de agosto no Centro de Guaíba. Vídeos enviados para a Redação da Gazeta registram imagens de uma ação forte da Brigada Militar, usando bomba de efeito moral e munição antimotim para dispersar um grupo significativo de jovens que passava pela Rua São José. Nas imagens divulgadas não aparecem cenas de vandalismo ou de baderna, mas quando a Reportagem ouviu moradores das proximidades do fato e a comandante do 31º BPM, responsável pela ação policial referida, surgiram versões que, em tese, justificam a reação.

Fica difícil de acreditar que tenha sido usada força policial, conforme se verificou nas imagens, sem que houvesse uma ação semelhante contrária. É neste momento que surge a necessidade de se refletir com mais profundidade sobre a importância do respeito para garantir paz e harmonia no convívio social.

Para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que muitas vezes não acontece na sociedade brasileira, principalmente neste momento em que o desrespeito à democracia e aos valores básicos está banalizado, tanto por agentes políticos quanto por parcela significativa da população que demonstra intolerância e arrogância, como se fossem manifestações de liberdade de expressão.

A oficial da BM disse à Gazeta Centro-Sul que sempre que houver afronta à Polícia, esta vai revidar. “Vamos continuar agindo de acordo com a lei, garantindo a ordem pública”, prometeu a comandante do 31º BPM.

Que esta matéria policial sirva de base para uma reflexão mais profunda sobre o significado do respeito mútuo no convívio social.

Publicado em 2/9/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados