Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 27 de abril de 2024

19/06/2017 - 09h06min

Editorial

O Turismo na Região

Compartilhar no Facebook

Muito já se falou sobre a exploração turística em Guaíba e Região. Até agência foi criada para impulsionar o setor, mas, na prática, pouco avançou. Na Costa Doce, de Guaíba a São Lourenço do Sul, existem riquezas naturais e culturais à espera de ações profissionais para que o desenvolvimento do turismo aconteça de verdade.

Guaíba foi declarado, por Lei Estadual, como o Berço da Revolução Farroupilha. Isso mostra o tamanho do potencial cultural a ser explorado, considerando a importância deste episódio histórico. Além disso, a partir da implantação do transporte hidroviário entre Guaíba e Porto Alegre, muitas pessoas têm visitado este lado do Lago Guaíba. Sendo assim, é urgente a necessidade de conclusão das obras de revitalização da Orla, em toda a sua extensão, bem como dos logradouros do Centro Histórico da Cidade. A sociedade tem de participar deste processo.

As praias de Barra do Ribeiro, Tapes e Arambaré, com vegetação junto à margem, são ambientes de grande beleza que poderiam ser melhor utilizados se houvesse balneabilidade. Da mesma forma, os esportes aquáticos e os passeios de barco poderiam ocupar espaços mais significativos no contexto turístico.

A balneabilidade depende de saneamento, que, em Guaíba, aguarda o início da operação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, cuja estrutura já está pronta.

Cabe às lideranças da Região se unirem para buscar apoio técnico e recursos. Se as autoridades regionais saíssem da zona de conforto onde se encontram e focassem no desenvolvimento turístico como fonte de geração de emprego e renda, um novo caminho de desenvolvimento econômico e social se abriria efetivamente para a Costa Doce.

Os municípios de Camaquã e São Lourenço do Sul, assim como Guaíba, também foram cenários importantes na Revolução Farroupilha, mas a utilização disto ainda é pequena.

Quando se fala em turismo, é necessário entender que se trata de uma das maiores fontes de geração de riqueza, de forma limpa e sustentável, que vem num processo de crescimento acelerado em todo o Planeta. Sendo assim, deve-se olhar para as possibilidades da Região com outros olhos, transcendendo o atual quadro das estruturas precárias. Mais do que isso, é indispensável enxergar a natureza ao redor, compreender seu potencial, explorar novos caminhos e navegar por outras rotas espetaculares ainda inexploradas.

Publicado em 17/6/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados