Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

07/05/2018 - 15h19min

Perspectiva

Compartilhar no Facebook

enviar email

Convergência na divergência... Eis a questão!

As surpresas da vida são muitas. As lições também! Nesse mês de abril passado, tive uma aula inesquecível, onde preconceitos foram derrubados. Sim!... Também tenho preconceitos e defeitos. Às vezes até intolerância! Mas nada como o “tempo” para nos ensinar como enfrentar situações conflitantes e como respeitar as diferenças. A “Professora Vida” nos mostra isso!

Um encontro casual de colegas, que cursaram o Grupo Escolar Gomes Jardim e o Ginásio Estadual Cônego Scherer, detonou uma mobilização que culminou numa bela festa de confraternização no Sítio do Petim. O ponto inicial de prospecção foi o convite de formatura do Ginásio da turma de 1967.

A internet trouxe uma comunicação em escala global, quebrou as fronteiras do espaço, provocando uma mudança no modo de nos relacionarmos. Usando essa moderna ferramenta para divulgar e encontrar os ex-colegas, tivemos um bom engajamento, envolvendo inclusive alguns que se transferiram para longe e não tinham mais contato com a “terra farroupilha”.

Durante o período inicial de mobilização, observando os bate-papos via WhatsApp, comecei a perceber que muita coisa tinha mudado. Uma questão se impôs: Será que não iríamos nos decepcionar com o que nos tornamos?! Será que as divergências não abririam um abismo entre nós?!

À medida que crescia a participação no grupo, identificava mais diferenças entre essas pessoas que não se viam desde a infância ou juventude. Começaram a aparecer algumas manifestações ideológicas antagônicas, aumentando meu temor com nosso “Encontro Marcado”.

Entretanto, apesar do início turbulento, aos poucos, a “democracia” começou a impor a vontade da maioria, que era curtir esse momento e redescobrir amigos de escola. Assim que os participantes foram entendendo o que estava acontecendo, esse canal de comunicação se tornou um “fórum” de reencontros e declarações de amizades e amor. Fotos da época de escola, de personagens importantes da nossa história, comentários sobre as artes e as proezas aprontadas pela gurizada medonha, enfim, um período da nossa vida sendo “passado a limpo”. Diria que foram momentos de cumplicidade!


Dizimada a preocupação, curti o 1º encontro dos colegas com abraços, recordações, surpresas carinhosas, camisetas, bonés e fotos com o globo e mapa mundi. Ficou claro que podemos convergir nas divergências, basta acharmos o “denominador comum”. O fator agregador foi a amizade que sobreviveu ao tempo e às distâncias. É verdade que imergiram as diferenças, mas também, que superamos e chegamos até a nos divertir com elas!

Saboreando o sucesso do nosso evento, percebi que as divergências e a intolerância foram expulsas da “sala de aula”. Convergimos no essencial que foi entender e aceitar as diferenças. Somos produto de uma bela história!

“Sou um pouco de todos que conheci, um pouco dos lugares que fui, um pouco das saudades que deixei e sou muito das coisas que gostei.” (Antoine de Saint-Exupéry).



Túlio Carvalho

[email protected]

Publicado em 5/5/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados