Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

05/12/2016 - 13h56min

Perspectiva

Compartilhar no Facebook

enviar email

Em 2017... Faça sua revolução!...

Ao se aproximar o final do ano, temos o costume de fazer planos para o futuro. Até elaboramos lista de coisas para fazer ou ter no ano que está por iniciar. O ano novo traz com ele o desejo de renovação, de uma nova vida e de esperanças. Acho salutar, pois reforça a fé e anima o coração e é um bom exercício do imaginário, pois criamos cenários e perspectivas. Como num passe de mágica, deixamos de lado os problemas e passamos a sonhar.

Por outro ângulo de observação, usando uma metáfora, pode-se dizer que a entrada de um ano traz a sensação de ressurreição. A transição pode ser entendida, simbolicamente, como um fenômeno de morte e renascimento. Ou melhor, o início de um novo tempo!... Exagerando mais um pouco ainda nessa simbologia, podemos dizer que nosso sentimento é similar, pois projetamos, nesse momento, a morte da nossa vida velha e a chegada de uma vida nova.

Por força da profissão e da função pública exercida nas últimas quatro décadas, antes de pensar os desejos e os sonhos (prognósticos) e elaborar nossa “lista de ano novo” (planejamento), pressuponho que haja a necessidade de uma boa análise do que havíamos nos propostos a fazer (ou ser?!) e o que realmente fizemos (ou fomos?!). Avaliar o realizado e o não efetivado. Buscar os “porquês”! A partir de então, pensar nos novos objetivos.

Assim, antes de “sonhar” temos que (re)avaliar tudo isso e procurar perceber os acertos e os erros e, o que é mais importante de tudo, entender e aprender com isso. A partir de então, fazer a famosa lista de proposições e desejos para o ano que começa. Acredito que dessa forma podemos planejar (com menos erros) essa nova etapa da vida – O Ano Novo!

Minha lista anual tem inúmeros itens que se repetem sistematicamente. Eu não desanimo! Muito pelo contrário! Aí é que coloco mais energia. Busco forças no exemplo de Thomas Edison que fez duas mil experiências para conseguir inventar a lâmpada. Contam que um jovem repórter perguntou o que ele achava de tantos fracassos. Ele respondeu: "Não fracassei nenhuma vez. Inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 2.000 passos."

Deixo uma reflexão de fim de ano para os parceiros e leitores da “Gazeta Centro-Sul”: A tragédia que aconteceu com a simpática “Chape” impactou e chocou o mundo. Nesses momentos, alguns param para refletir sobre a vida... Sobre a insignificância do nosso “ser”!... Mas, infelizmente, isso logo acaba caindo no esquecimento. Proponho, então, que nesse Natal, ao comemorar o nascimento do filho de Maria, deixem o seu menino Jesus “nascer”. E, como meta para o “novo ano”, desejo que firmem o compromisso de, em 2017, promoverem uma revolução, onde as armas serão a fraternidade, a solidariedade, a boa vontade e o amor. Assim, certamente, será alcançada a tão almejada felicidade. A maior recompensa será a paz!...

“A única revolução possível é dentro de nós.” Mahatma Gandhi.

Publicado em 3/12/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados