Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

09/11/2020 - 09h11min

Opinião

A pandemia e os impactos na rotina

Compartilhar no Facebook

Thaisa Rodbard Mileo

A pandemia do novo coronavírus trouxe para a vida das pessoas o chamado ‘novo normal’ e com essa nova realidade, mudanças foram necessárias no dia a dia.

O aumento de ansiedade, consumo de álcool e cigarro, além do sedentarismo tornou-se presente na rotina de muitos brasileiros durante a pandemia, devido a situação de distanciamento social, a qual foi imposta à população como medida de controle e prevenção da Covid-19.

A prática de atividade física sofreu um grande impacto diante da pandemia, parques e locais ao ar livre com acesso bloqueados, academias e piscinas fechadas, pessoas com medo e receio de se contaminar.

Estudos apontam que o sedentarismo “imposto” pela pandemia caminha para um futuro surto de obesidade, além de problemas vasculares e articulares devido ao tempo sentado em frente a computadores, destinado ao home office, e atividades de lazer como assistir filmes e séries em demasia.

Especialistas temem uma queda brusca nos níveis de condicionamento físico devido as medidas de isolamento que levaram muitas pessoas ao aumento de peso, indícios apontam que a redução da atividade física possa ser seguida por um aumento nas doenças crônicas associadas à falta de exercícios físicos, como obesidade e problemas cardíacos. Fatores esses que se encontram no quadro de comorbidades para o agravamento dos sintomas e consequências da Covid-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupada com o sedentarismo criou a campanha HealthyAthome (SaudávelEmcasa) levando informações importantes sobre os exercícios simples que podem ser realizados em casa.

Romper a barreira do medo e retomar a prática de atividades físicas com todos os protocolos de cuidados, é necessário! A população precisa cuidar da saúde, prevenir o sedentarismo e consequentemente combater outras doenças relacionadas a obesidade e a falta de exercícios.

Thaisa Rodbard Mileo é professora da área de Linguagem Cultural e Corporal da Uninter.

Publicado em 06/11/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados