Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

09/04/2012 - 10h12min

Patrimônio Histórico

Compartilhar no Facebook

Matadouro São Geraldo é Patrimônio Cultural do Estado.

Apesar do título, as instalações remanescentes estão se deteriorando

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, na terça-feira, dia 3 de abril, a Portaria de Tombamento do Matadouro São Geraldo (foto), localizado em Guaíba. Com isso, as instalações remanescentes do prédio inaugurado em 1927 passam a integrar o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

O prédio em estilo “suíço-germânico”, construído por Frederico Linck, serviu de matadouro e saladeiro no ciclo do charque em Guaíba. Foi desativado em 1972 e tombado pelo Município em 1998 como Patrimônio Histórico (Lei 1.433/98). Agora, passa a ser também tombado pelo Estado como Patrimônio Cultural.

A propriedade particular possui entorno oficialmente demarcado e protegido. No entanto, por falta de manutenção, o prédio está se desmanchando.

Em outubro de 2007, por iniciativa da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), a arquiteta Márcia Kuhn apresentou para empresários e políticos guaibenses um projeto, de sua autoria, como sugestão de recuperação estrutural e de uso do imóvel, conforme divulgado pela Gazeta Centro-Sul no dia 20 de outubro de 2007. A proposta seria transformar o antigo Matadouro em um shopping center, com áreas para cultura e lazer (teatro, cinema, museu), preservando a fachada original, a exemplo do Shopping Total, em Porto Alegre, instalado no prédio onde funcionou a Cervejaria Brahma, na Avenida Cristóvão Colombo. Mas, apesar do projeto ter recebido muitos elogios na ocasião e de ter sido formada uma comissão para divulgá-lo e buscar investidores, não foi levado adiante. Sendo assim, este importante Patrimônio Histórico e Cultural, localizado na margem do Guaíba, na divisa dos bairros Centro e Ermo, apesar de tombado, corre o risco de desaparecer.

Foto: LA/GCS

Publicado em 6/4/12.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados