Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 16 de abril de 2024

28/03/2011 - 16h05min

Campeã com Estilo

Compartilhar no Facebook

Academia de Samba Cohab-Santa Rita vence o Carnaval de Guaíba.

Escola fez bonito na Passarela do Samba Liberato Garcia na madrugada deste domingo, 20, destacando a cultura gaúcha

Na noite do sábado, 19, e madrugada do domingo, aconteceu o Carnaval competitivo de Guaíba. Um bom público compareceu na Avenida Nestor de Moura Jardim, que se transformou na Passarela do Samba Liberato Garcia, para conferir os desfiles das escolas Estado Maior da Colina, Tradição, Academia de Samba Cohab-Santa Rita, e Império Serrano.

Na abertura, aconteceu apresentação da Escola de Samba Mirim da Império Serrano. A Estado Maior da Colina, com problemas técnicos, demorou cerca de 50 minutos para entrar na Passarela, atrasando os demais desfiles. A agremiação foi penalizada, conforme previsto no Regulamento. A Colina apresentou o enredo “Água: das riquezas do Rio Nilo ao pôr-do-sol do Guaíba. Vamos preservar”.

Em seguida, a Tradição ingressou na Avenida contando “A Vinda da Família Real de Portugal, na Tradição dá Carnaval”.

Com o enredo “Pelos Campos do Rio Grande fiz minha vida, minha história. Sou Gaúcho Tchê”, a Academia de Samba Cohab-Santa Rita garantiu o título do Carnaval 2011, fazendo um desfile caprichado, com destaque para a bateria.

A Império Serrano encerrou a noite com o enredo “Terra é Guaíba”, apresentando um samba enredo contagiante, fazendo o público cantar e sambar.

Os desfiles terminaram às 4 horas e o público ficou satisfeito com a festa. Com estrutura maior do que a do ano anterior, o evento contou com um organizado esquema de segurança, tendo inclusive uma Delegacia de Polícia móvel no local. No entanto, não foram registradas ocorrências graves.

A apuração, que garantiu o primeiro título para a Academia de Samba Cohab-Santa Rita, aconteceu na noite do domingo, 20, no Ginásio do Coelhão. O presidente da Escola, Tiago Branco, agradeceu a comunidade pela conquista. “Toda a comunidade da Cohab Santa Rita está de parabéns”, observou, pouco antes de se dirigir a quadra da Escola, na Avenida Lupicínio Rodrigues, para comemorar, em casa, a conquista do primeiro título da Academia.

Mudanças no Regulamento

Se o regulamento fosse seguido a risca, as escolas Império Serrano (por utilizar fogos de artifício na Passarela); Estado Maior da Colina e Tradição (por problemas com dívidas com a Aecgua) deveriam ser sumariamente eliminadas. No entanto, em reunião antes da apuração, a maioria dos presidentes e integrantes da Aecgua decidiu que a apuração seria realizada, apesar do regulamento. “Pensamos no bem do Carnaval de Guaíba e em respeito a toda comunidade que aguardava no Coelhão”, explicou o presidente da Aecgua. Para o ano que vem, o regulamento deverá ser novamente modificado.

Avaliações da Aecgua e Setudec

Em entrevista à Gazeta, na tarde de quarta-feira, 23, a titular da Setudec, Cláudia Mara; o presidente da Aecgua, Vilson Rosa; e o diretor de carnaval da Aecgua, Tiaraju Silva, avaliaram o desfile deste ano como o melhor dos últimos anos. “Fluiu tudo muito parelho, com muita harmonia e alegria do público. Além de uma completa organização de todos os envolvidos com o evento”, comemorou Cláudia Mara. “A estrutura estava muito boa e na questão da segurança não tivemos problemas”, observou o presidente da Aecgua.

A expectativa para o Carnaval de 2012 é de que sejam realizados diversos seminários para melhor ainda mais a qualidade dos desfiles.

Classificação *

Campeã - Academia de Samba Cohab-Santa Rita - 178 pontos.

Vice-campeã - Tradição - 171,5 pontos.

3º lugar - Império Serrano - 169,5 pontos.

4º lugar - Estado Maior da Colina - 150,5 pontos.

Total geral das notas já descontados os pontos administrativos.

Fotos: LA/GCS.

Confira o compacto do desfile no link Vídeos.

Publicado em 26/3/11.

Tradição ficou em segundo, lembrando a vinda da Família Real ao Brasil

Império Serrano levou alegria para a Avenida com enredo Terra é Guaíba

Estado Maior da Colina ressaltou a importância da água


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados