Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 27 de abril de 2024

04/03/2011 - 20h37min

Populares farão documentário sobre a história de seus bairros

Compartilhar no Facebook

No dia 15 de março, será realizada a solenidade de lançamento do projeto “Nossa Comunidade tem História”.

Parte da execução do projeto será no Centro de Referência da Criança e do Adolescente, no Bairro Bom Fim.

Essa semana, integrantes do Projeto “Nossa Comunidade tem História” estiveram na Gazeta apresentando detalhes de como o mesmo será desenvolvido no Município. O principal objetivo é fazer com que a própria comunidade conte sua história, através de oficinas, instalando um Ponto de Cultura no Município. A solenidade de inauguração será no dia 15 de março, no Centro de Referência da Criança e do Adolescente.

O projeto, com verbas do Ministério da Cultura, será realizado em parceria com o Projeto Artesanato, Recreação e Informática (Projari) e a Setudec, tendo oito oficineiros diretamente envolvidos.

As Oficinas

No total, serão duas oficinas integradas ao projeto que pretende resgatar a memória de quatro comunidades da cidade, sendo elas os bairros Cohab/Santa Rita, São Jorge, Ermo e Bom Fim.

A primeira oficina será de Capacitação em Vídeo e Fotografia e as inscrições estão abertas. As atividades iniciam em março, na sede do Projari, envolvendo jovens guaibenses de 14 a 25 anos, priorizando os que vivem em estado de vulnerabilidade social. Eles serão os autores dos documentos e registros sobre os depoimentos de moradores, reforçando a idéia de um projeto que valorize a participação popular em todas as suas esferas.

A outra oficina se desenvolverá através de Rodas de História: em encontros onde moradores, em seus bairros, contam a sua própria história, construindo, assim, a trajetória dos bairros selecionados. “Vamos buscar romper um pouco o esteriótipo dessas localidades, com a comunidade contando sua história por outro viés”, apontou o historiador Guilherme Pokorski, integrante do Projeto.

O curso e os encontros tem duração de dois anos; a partir do terceiro semestre, os alunos deverão realizar um documentário e uma exposição de fotografias sobre o material coletado nas oficinas.

Inscrições e outras informações sobre o projeto, pelo telefone 3491.3266, ou pelo blog pontodeculturaguaiba.blogspot.com

Foto: LA/GCS

Publicado em 5/3/11.

O historiador Guilherme Pokorski (E) e o jornalista, Guilherme Lessa Bica
Foto: FA/GCS.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados