Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Domingo, 28 de abril de 2024

01/11/2010 - 10h52min

Resgate da Praça da Pedra

Compartilhar no Facebook

Promotor e entidades definem estratégia de ações para resgatar área pública no Bairro Alegria.

O promotor de Justiça Valter Priebe se reuniu com representantes da Prefeitura e de entidades de Guaíba, na tarde de quinta-feira, dia 28 de outubro, na Praça Dom Pedro (conhecida como Praça da Pedra), no Bairro Alegria, onde existe uma grande rocha de arenito, ao lado da empresa Expresso Rio Guaíba. O encontro serviu para definir uma estratégia de ações visando o resgate da área pública, que possui parte ocupada por um estabelecimento comercial e que também serve de estacionamento. Nas décadas de 60 e 70, havia um belvedere sobre a rocha, de onde era possível avistar o Lago Guaíba. O local já foi um ponto turístico do Município.

Priebe explicou que está entrando com ação na Justiça, solicitando a reintegração de posse. Ele acertou com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Maximiliano Finkler, o bloqueio imediato do acesso a veículos com a colocação de tocos de eucalipto. Enquanto isso, uma comissão formada por técnicos da Prefeitura e de entidades educacionais e religiosas irá elaborar um projeto paisagístico básico para o local.

De acordo com o promotor, a ação de reintegração de posse deverá levar cerca de seis meses até a decisão. A ideia é iniciar o trabalho paisagístico o mais breve possível, devolvendo a Praça à população até dezembro deste ano, e disponibilizar o espaço integral após a desocupação.

Participaram do encontro o promotor Valter Priebe; o secretário Municipal Maximiliano Finkler; representantes da Setudec, da AMA, da UAMG, da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Assobecaty, coordenada por Mãe Carmen.

Monumento de Oxum

Após a reunião na Praça da Pedra, os participantes foram até o Monumento de Oxum, localizado na extremidade sul da Praia da Alegria. No local, foram discutidas alternativas para mudar o monumento de lugar, seguindo os rituais religiosos, considerando que a área é inadequada para a sua permanência. A definição sobre a mudança e a escolha de um novo local deverá ser tomada nas próximas semanas em conjunto entre Prefeitura e entidades religiosas de origem africana.


 

Suspensa a derrubada de árvores

Prefeitura recua sobre erradicação de tipuanas depois de reação negativa da comunidade

Após ter programado para a manhã do domingo, 24, a derrubada de três tipuanas localizadas na Rua São José (foto abaixo), Centro, com mais de 40 anos cada, a Prefeitura de Guaíba suspendeu a operação, por tempo indeterminado, devido a repercussão negativa de segmentos da comunidade e por não ter sido atendido, na íntegra, o conjunto de ações sugeridas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Na quinta-feira, dia 21, o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Maximiliano Finkler, comunicou à imprensa sobre a derrubada das tipuanas, que seria realizada no domingo, apontando problemas nas calçadas, redes aéreas e subterrâneas, entre outros, causados pelo porte das árvores, inadequado para o local.

A matéria teve amplo destaque na Gazeta Centro-Sul, no sábado, dia 23.

Nota da Prefeitura

“A erradicação das árvores foi suspensa, pois após a divulgação, surgiram diversos questionamentos em relação às recomendações que o Conselho do Meio Ambiente havia solicitado. A Prefeitura quis deixar tudo bem esclarecido. No dia 27 de outubro, houve reunião do Conselho de Meio Ambiente. Foi levantada a dúvida em relação às informações que constavam em ata da reunião do dia 5 de novembro de 2009, em que havia sido aprovada com unanimidade a erradicação das árvores. A ata suscitava diferentes tipos de interpretação em relação ao cumprimento das recomendações exigidas.

A partir de agora, a Prefeitura vai acompanhar o estado das árvores, priorizando o período do outono e inverno para a erradicação, fazendo o possível para que não haja impacto durante o verão”.

Fotos: LA/GCS

Publicado em 30/10/10.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados