Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

16/03/2009 - 14h03min

Carnaval Temporão

Compartilhar no Facebook

Império Serrano é Campeã do Carnaval de Guaíba.

Na noite de sábado, 7, e madrugada do domingo, 8, aconteceu o Carnaval Temporão de Guaíba, com quatro escolas participantes (três no grupo principal e uma no grupo de acesso). A grande campeã foi a Escola de Samba Império Serrano, do Bairro Ermo.

Pela contagem da Gazeta, o evento realizado na Passarela do Samba Liberato Garcia (Avenida Nestor de Moura Jardim) contou com a presença de aproximadamente 12 mil pessoas, que assistiram aos desfiles que começaram com duas horas de atraso.

Apesar do não cumprimento do horário, a organização foi bem elogiada por todos, não sendo registrados maiores incidentes, segundo o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Guaíba (Aecgua), Dario Silva.


 

Apuração e Comemoração

A apuração foi realizada na noite do domingo, 8, no Ginásio Coelhão. A Império Serrano, que vinha de dois segundos lugares nos últimos anos, conquistou o título, ficando um ponto e meio na frente da vice-campeã, a Tradição. A disputa foi acirrada entre as escolas Tradição e Império Serrano; as duas seguiram empatadas nos quesitos bateria, samba enredo, harmonia musical e tema enredo, quando no quesito fantasia a Império Serrano abriu um ponto e meio de vantagem, que a Tradição não conseguiu alcançar. O único quesito superado pela Tradição foi mestre sala e porta-bandeira. A campeã Império Serrano somou nota 176,5, seguido da Tradição, com 175; a terceira colocada foi a Estado Maior da Colina, com 163,5.

Após o resultado, integrantes da Império Serrano realizaram carreata pelas principais ruas de Guaíba.

A Escola Academia de Samba Cohab/Santa Rita cumpriu os pré-requisitos necessários e garantiu vaga no grupo principal em 2010.

De acordo com Dario Silva, neste ano não houve descenso, para que nas próximas edições sempre haja quatro escolas no grupo principal.


 

Avaliações dos Participantes


 

Secretária da Setudec,

Cláudia Mara

A secretária da Setudec, Cláudia Mara, ficou muito satisfeita com o desempenho das escolas, da organização do evento e da grande presença de público. “Foi um carnaval grandioso. As escolas fizeram a sua parte, levando centenas de integrantes para a Avenida. Tudo deu certo, como esperávamos.”, salientou. De acordo com a secretária, o atraso ocorrido nos horários pré-definidos para os desfiles foram devido a participação de uma escola convidada, vinda de Canoas.

Segundo Cláudia Mara, para 2010 a expectativa é de um desfile ainda maior e mais organizado. “Para o ano que vem, pretendemos aumentar ainda mais a capacidade das arquibancadas, pois os guaibenses gostam de prestigiar o carnaval”. Ela salientou, ainda, que a parceria entre todos os organizadores do evento ocorreu perfeitamente. “Todo mundo fez a sua parte e o resultado foi um belo carnaval para todos nós”, concluiu.


 

Presidente da Aecgua

O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Guaíba (Aecgua), Dario Silva, ficou muito satisfeito com o carnaval deste ano. “Foi um belo desfile, trabalhamos muito e tudo transcorreu dentro da normalidade”, afirmou. Este foi o último carnaval de Dario à frente da Aecgua, pois encerra o seu mandato nesse ano.


 

Brigada Militar

O comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Marcelo Verlindo, explicou que a BM não precisou atender nenhuma ocorrência de confusão ou maior gravidade. “Disponibilizamos 60 homens para o evento carnaval e não tivemos registro de ocorrências graves”, garantiu o Major.


 

Império Serrano

O presidente da Império Serrano, Édson Silva, está muito emocionado com o título. “É uma emoção imensa, fizemos um desfile grandioso, que superou nossas expectativas. Tínhamos pouco dinheiro, mas muita garra e amor pela Escola”, afirmou. De acordo com Silva, foi um ano bastante difícil para a Império, pois havia muitas dívidas de 2008 e a verba repassada pela Prefeitura saiu muito próximo da data do desfile. “Mas tudo deu certo. Só tenho a agradecer a minha comunidade”, concluiu.


 

Tradição

O presidente da Tradição, Cléber Quadros, agradeceu o apoio de toda a sua comunidade. “Fizemos um belo desfile, nosso povo estava engajado, mas infelizmente não conquistamos o título”, disse. De acordo com Quadros, os componentes da Tradição entendem que as notas para o quesito “Fantasia” não condizem com a realidade. “Mas agora é bola pra frente. Começa uma nova etapa e em 2010 viremos fortes em busca de mais um título”, concluiu.


 

Estado Maior da Colina

O presidente da Estado Maior da Colina, Jorge Silva, explicou que o desfile da escola teve alguns deslises que deverão ser corrigidos para 2010. “Em alguns quesitos deixamos a desejar, mas teve algumas notas que me surpreenderam. Vamos aguardar as justificativas que estão com a Setudec”, explicou. De acordo com o presidente, a escola teve dificuldades financeiras para organizar o desfile, salientando que a verba destinada pela Prefeitura só chega nos últimos dias, dificultando o trabalho. Para 2010, a Estado Maior da Colina promete vir ainda mais forte.


 

Academia do Samba

O presidente da Academia do Samba Cohab/Santa Rita, Tiago Andriotti Teixeira, classificou o desfile da escola como excelente. De acordo com ele, para 2010, no Grupo Especial, a Escola virá melhor preparada. “Vamos lutar para conseguir um espaço nosso, para realizarmos os ensaios e trabalhos antes do carnaval”, explicou.


 

Caminhada da Império

Neste sábado, 14, integrantes e simpatizantes da Império Serrano realizarão a caminhada da vitória pelas principais ruas da cidade. O percurso iniciará às 20 horas, na Avenida João Pessoa (Beira). A partir daí, os campeões seguirão pelas principais vias até chegar a sede da Escola, no Bairro Ermo.


 

Nesta edição, a Gazeta encerra o especial de carnaval que foi iniciado na edição 796, do dia 17 de janeiro, onde contou todos os detalhes, novidades e notícias relativas ao carnaval de Guaíba. Até 2010.


 

FOTO: ANTÔNIA TEIXEIRA


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados