Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

14/06/2021 - 08h34min

Novos Conceitos de Moradia

Compartilhar no Facebook

Segundo um estudo encomendado pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) sobre as necessidades de moradias no Brasil, o déficit habitacional do País alcançou a marca de 7,8 milhões de domicílios em 2019. Desse universo, 3,3 milhões de unidades são referentes ao peso excessivo do aluguel no orçamento familiar. Por conta da pandemia, especialistas creem que haverá, mais uma vez, um aprofundamento da crise de moradias. Ainda de acordo com esse estudo, até 2030, serão necessárias pelo menos 11,9 milhões de residências adicionais para solucionar a demanda.

Especialistas destacam que o déficit habitacional exige planejamento a fim de se evitar a degradação do espaço urbano, com a ocupação desordenada e surgimento de favelas, agravando os problemas sociais em decorrência da falta de infraestrutura adequada.

Transformação do Sonho

Apesar da crescente demanda por moradia, o conceito que envolve o sonho da casa própria vem se transformando de forma contínua e gradual na avaliação de Alexandre Lafer Frankel, CEO da Housi, primeira plataforma de moradia por assinatura do mundo. Segundo ele, o sonho não acabou, mas se modernizou.

“Quando analisamos os anseios dos novos consumidores, as expectativas quanto à habitação estão longe do padrão desejado. Na pandemia, a preocupação com a qualidade de vida virou condição indispensável, assim como a sustentabilidade, segurança, acesso rápido ao trabalho, conexão, serviços e funcionalidade”, observou Frankel. Segundo ele, as novas gerações, em especial, não querem necessariamente comprar um imóvel, alugar e se preocupar com mudança, móveis, documentos e custas cartorárias entre outras despesas. Eles não priorizam o patrimônio, não querem compromissos definitivos, nada que lhes dê a sensação de engessamento. O que conta é a solução ligada a experiências. Quanto mais prática, melhor.

Neste contexto de mudanças, se fortalece o conceito de moradias por assinatura, que consiste em alugar um imóvel através de um catálogo, igual a escolha de um filme pela Netflix. Isso pode ser feito através de uma plataforma de locação e gestão de imóveis sob demanda, que trabalha com aluguel e gestão de imóveis próprios e de terceiros, já mobiliados e equipados com uma série de serviços.

Foto: ARQUIVO/GAZETA

Publicado em 11/6/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados