Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

01/03/2021 - 13h19min

Polícia Civil e BM fiscalizam o cumprimento de Decreto Estadual

Compartilhar no Facebook

A Polícia Civil e a Brigada Militar iniciaram, no sábado, 20, em todo o Rio Grande do Sul, uma ação de fiscalização intensa para o cumprimento do Decreto Estadual referente às medidas a serem adotadas no combate à pandemia.

Nesse contexto, as forças de segurança atuam em conjunto para fiscalizar o fechamento geral do comércio, das 22h às 5h, com exceção dos serviços e atividades essenciais elencadas no Decreto, no período de 20 de fevereiro até 1º de março.


O principal objetivo da ação é informar e orientar população e comerciantes a respeito do Decreto e fazer com que se cumpram as determinações, para evitar a disseminação do vírus que está em alta no Estado.



Fiscalização


O governador Eduardo Leite participou, na terça-feira, 23, via videoconferência, de reunião semanal das instituições da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Coordenada pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o encontro virtual deu destaque especial para o planejamento de fiscalização da suspensão geral de atividades no Rio Grande do Sul, das 20h às 5h, pelo menos até o amanhecer do dia 2 de março.


O vice-governador fez contato com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e com os presidentes da dupla GreNal, visando buscar ajuda para difundir a necessidade de evitar as possíveis aglomerações de torcedores em razão dos jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro e da final da Copa do Brasil.


O comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Rodrigo Mohr Picon, destacou que um planejamento para intensificar a presença ostensiva nas ruas é elaborado em todos os comandos regionais.


Por parte da Polícia Civil, os delegados estão orientados a receberem, nas delegacias, todos os casos de detenção por insistência no descumprimento das medidas e realizarem as autuações pelos crimes previstos. A participação em aglomerações é passível de penalização pelo artigo 268 do Código Penal – infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa – com pena de detenção, de um mês a um ano, e multa.


Proprietários de estabelecimentos de serviços não essenciais que insistirem em manter os locais abertos no horário previsto para suspensão (entre 20h e 5h) poderão ser autuados pelo artigo 330 do Código Penal.


No Litoral, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) dará apoio especial às ações da BM para coibir possíveis aglomerações nas praias.



Delegados explicam como se proteger do “Golpe do Pix”

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep) afirmou que, com o PIX, os golpes por WhatsApp ficaram mais fáceis de serem aplicados.


Em novembro de 2020, começou a operar o Pix, um meio de pagamentos eletrônicos do Banco Central do Brasil, e em pouco mais de três meses já foram 65 milhões de usuários cadastrados. A Associação dos Delegados de Polícia do RS, por seu presidente, delegado Pedro Carlos Rodrigues, alerta sobre os perigos do sistema.


“Em função da praticidade e rapidez, o Pix se tornou um facilitador de golpes. Antes era necessário fazer um Ted ou um Doc para que a vítima fosse lesada, agora o golpe é realizado com uma simples clonagem de telefone”, afirmou o delegado, que explicou como são feitos os golpes.


“O criminoso aciona a vítima por WhatsApp, se passando por um amigo ou familiar. Então, ele inventa alguma desculpa, como a que está sem limite no cartão, por exemplo, e solicita a transferência por Pix para uma conta clonada. Após a transferência, o dinheiro é sacado imediatamente para que o banco não possa anular a transferência. Por isso, a agilidade do Pix facilitou os estelionatos”, explicou Rodrigues.


Porém, o delegado ainda alertou que o Banco Central garantiu a segurança da ferramenta e explicou que a principal forma de se proteger é atentar aos detalhes.


“Sempre desconfie quando alguém vem pedir dinheiro por WhatsApp. Pergunte para outros familiares ou amigos se eles sabem o motivo do pedido, e uma maneira de confirmar a veracidade é telefonar para quem está pedindo. O Pix é seguro, basta estar atento”.



Foto: Divulgação

Publicado em 26/2/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados