Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

22/02/2021 - 10h19min

BM irá ocupar prédio da antiga DP

Compartilhar no Facebook

Em agosto de 2020, a Polícia Civil iniciou suas operações no novo prédio da DP de Guaíba, localizado na Avenida Nestor de Moura Jardim. A inauguração oficial aconteceu em outubro do ano passado. Com a mudança, o imóvel localizado na Orla Central da Cidade (foto), próximo à Estação Hidroviária, ficou desativado.

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul questionou a delegada titular da DP local, Karoline Calegari, sobre a destinação do prédio da antiga Delegacia. O imóvel pertence ao Município e foi cedido para a Polícia Civil. A delegada informou que a estrutura deverá ser ocupada pela Brigada Militar.


Em nota, a BM confirmou que o prédio será ocupado pelo Pelotão de Operações Especiais, que atualmente está instalado no Bairro Santa Rita. Não foi divulgada a data prevista para a mudança.




Números da Segurança Pública no RS

O Governo do Estado divulgou queda nos índices de criminalidade no RS. Depois de consolidar, entre 2019 e 2020, a menor taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes da década, o Estado encerrou o primeiro mês de 2021 com nova retração. Os dados divulgados no dia 11 de fevereiro pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que o número de vítimas de assassinatos caiu 10% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado: de 157 para 141.

“O aprofundamento da queda nos indicadores criminais é reflexo da prioridade com que tratamos a Segurança Pública, com base nas três premissas do RS Seguro: Integração, Inteligência e Investimento Qualificado. Reequipamos as polícias com mais de 1,4 mil novas armas, 14 mil coletes e 740 veículos nos últimos dois anos. Entregamos recentemente cerca de 100 viaturas semiblindadas, as primeiras da história do RS compradas pelo Estado para uso na rotina de policiamento, o que será padrão a partir de agora. Mantivemos as convocações para reposição programada de efetivo. Só no ano passado, foram 1,3 mil novos servidores, e, neste ano, vão ingressar mais 3,1 mil. Eles se somam ao contingente de abnegados homens e mulheres que concretizam a estratégia para ampliar a proteção dos gaúchos”, afirmou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Entre as dez maiores reduções verificadas em janeiro, nove ocorreram em municípios que integram o grupo de 23 cidades priorizadas pelo Programa RS Seguro.

Na avaliação de autoridades das forças de segurança, os principais fatores que explicam a tendência de redução verificada ao longo dos últimos dois anos são a intensificação nas ações de patrulhamento ostensivo pela Brigada Militar e a investigação qualificada pela Polícia Civil.

Em relação ao feminicídio, o total de ameaças teve a maior retração, de 18,9%, com cerca de 700 ocorrências a menos. O número de registros desse tipo passou de 3.788 em janeiro de 2020 para 3.072 no primeiro mês deste ano. Na mesma comparação, as lesões corporais caíram de 2.226 casos para 1.875 (-15,8%). Entre os estupros, a queda foi de 193 para 163 (-15,5%).

Para reforçar o combate à violência contra a mulher, um dos destaques é a ampliação em 143% no número de municípios com cobertura das Patrulhas Maria da Penha da Brigada Militar. Em 2019, havia 46 cidades com o serviço especializado de acompanhamento de vítimas amparadas por medidas protetivas de urgência. O ano passado encerrou com 108 municípios abrangidos, segundo a SSP.

Roubos de Veículos

De acordo com dados do Governo do Estado, o primeiro mês de 2021 teve 358 menos ocorrências do tipo na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O número de casos baixou de 902 em janeiro de 2020 para 544 neste ano – uma retração de 39,7% e o menor total para o mês em toda a série de contabilização iniciada em 2002.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 19/2/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados