Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 20 de outubro de 2020

15/10/2020 - 09h30min

Aulas presenciais na rede pública estão proibidas em Guaíba

Compartilhar no Facebook

Decreto da Prefeitura abrange escolas das redes Municipal e Estadual

O Decreto Municipal 169, de 28 de setembro, proíbe o retorno das aulas presenciais na cidade de Guaíba, abrangendo as escolas das redes Municipal e Estadual.

Em recente entrevista à Gazeta, a secretária de Educação, Virgínia Guimarães, informou que as escolas públicas municipais não retomarão as aulas presenciais neste ano. A SME entende que não haveria ganhos para os alunos e aumentaria o risco de contágio do coronavírus. Com isso, seguem as aulas por meio de plataforma especial pela Internet e com a entrega de matérias nas escolas para os alunos que não têm acesso à rede de computadores.

Nessa semana, em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o procurador-geral do Município, César Waimer, explicou que o Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento da Covid-19 entende que, mesmo que o Governo do Estado tenha liberado as aulas presenciais, cabe ao Município regulamentar esta questão, considerando que o retorno de estudantes das escolas estaduais provocaria um movimento intenso na Cidade, o que poderia comprometer as normas que estão sendo adotadas em Guaíba para conter a pandemia.

De acordo com o procurador, até o momento da entrevista, o Estado não tinha se manifestado contrário à decisão do Município, que proíbe a retomada das aulas presenciais na rede pública no território de Guaíba.

Escolas Particulares

Em relação ao retorno das aulas nas instituições privadas, César esclareceu que existe a possibilidade, desde que as escolas sigam vários requisitos, com protocolos estabelecidos pela SME. A retomada de cada estabelecimento de ensino privado fica condicionada à validação do programa pelo Conselho Municipal de Educação.

Em última análise, cabe aos pais e responsáveis pelos alunos menores de idade decidirem se enviam ou não seus filhos às escolas, considerando a situação de risco de cada família.

Praças e Parques

A Gazeta questionou o Procurador César sobre a abertura das praças e dos parques em Guaíba, que seguem fechados para o público.

O procurador disse que o Comitê de Acompanhamento da Covid-19 está estudando a melhor maneira de fazer a abertura, com uma modelagem (conjunto de regras) que seja segura. É possível que, se os números do contágio do novo coronavírus em Guaíba continuarem caindo, a abertura dos espaços públicos de lazer aconteça de forma gradual nas próximas semanas.

Foto: Arquivo Gazeta

Publicado em 09/10/20.


Últimas Notícias

Assassinato que matou professora e seu filho, no Bairro Bom Fim, choca a comunidade.

Professora Rosa Jardim, 67, e seu filho Leonardo, 28, foram mortos em casa, em Guaíba, na madrugada desta segunda, 5.

Região de Guaíba se mantém em bandeira laranja no mapa de distanciamento controlado do RS.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados