Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

15/10/2020 - 09h30min

Aulas presenciais na rede pública estão proibidas em Guaíba

Compartilhar no Facebook

Decreto da Prefeitura abrange escolas das redes Municipal e Estadual

O Decreto Municipal 169, de 28 de setembro, proíbe o retorno das aulas presenciais na cidade de Guaíba, abrangendo as escolas das redes Municipal e Estadual.

Em recente entrevista à Gazeta, a secretária de Educação, Virgínia Guimarães, informou que as escolas públicas municipais não retomarão as aulas presenciais neste ano. A SME entende que não haveria ganhos para os alunos e aumentaria o risco de contágio do coronavírus. Com isso, seguem as aulas por meio de plataforma especial pela Internet e com a entrega de matérias nas escolas para os alunos que não têm acesso à rede de computadores.

Nessa semana, em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o procurador-geral do Município, César Waimer, explicou que o Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento da Covid-19 entende que, mesmo que o Governo do Estado tenha liberado as aulas presenciais, cabe ao Município regulamentar esta questão, considerando que o retorno de estudantes das escolas estaduais provocaria um movimento intenso na Cidade, o que poderia comprometer as normas que estão sendo adotadas em Guaíba para conter a pandemia.

De acordo com o procurador, até o momento da entrevista, o Estado não tinha se manifestado contrário à decisão do Município, que proíbe a retomada das aulas presenciais na rede pública no território de Guaíba.

Escolas Particulares

Em relação ao retorno das aulas nas instituições privadas, César esclareceu que existe a possibilidade, desde que as escolas sigam vários requisitos, com protocolos estabelecidos pela SME. A retomada de cada estabelecimento de ensino privado fica condicionada à validação do programa pelo Conselho Municipal de Educação.

Em última análise, cabe aos pais e responsáveis pelos alunos menores de idade decidirem se enviam ou não seus filhos às escolas, considerando a situação de risco de cada família.

Praças e Parques

A Gazeta questionou o Procurador César sobre a abertura das praças e dos parques em Guaíba, que seguem fechados para o público.

O procurador disse que o Comitê de Acompanhamento da Covid-19 está estudando a melhor maneira de fazer a abertura, com uma modelagem (conjunto de regras) que seja segura. É possível que, se os números do contágio do novo coronavírus em Guaíba continuarem caindo, a abertura dos espaços públicos de lazer aconteça de forma gradual nas próximas semanas.

Foto: Arquivo Gazeta

Publicado em 09/10/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados