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Sexta-feira, 26 de abril de 2024

24/09/2018 - 14h10min

Metroplan responde sobre a falta de fiscalização do transporte irregular

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Na edição do dia 15 de setembro, a Gazeta Centro-Sul publicou uma entrevista com o diretor da empresa Expresso Rio Guaíba, Gerson Piccoli, a respeito de reclamações de usuários em relação ao serviço de transporte público entre Guaíba e Porto Alegre prestado pela empresa. O empresário alegou que grande parte dos problemas se deve à falta de fiscalização do transporte irregular na Região, denunciando omissão da Metroplan e outros órgãos oficiais.

Gerson Piccoli apresentou diversos ofícios enviados à Metroplan, com locais e placas de veículos que estariam realizando o transporte clandestino de passageiros, sem que tivesse uma resposta do Órgão.

O que diz a Metroplan

Essa semana, a Gazeta entrevistou Danilo Landó, chefe do Departamento de Transportes da Metroplan, questionando sobre as declarações de Gerson Piccoli.

Landó disse que que a Metroplan fiscaliza as empresas legalizadas. Em relação aos clandestinos, ressaltou que há dez anos o Órgão terminou com a atuação do transporte irregular por meio de vans. Depois, segundo ele, o sistema clandestino passou a utilizar automóveis, o que tornou mais difícil a fiscalização. Mesmo assim, Danilo contou que em 2008, houve uma apreensão de aproximadamente 70 veículos realizando o transporte clandestino, mas que, em 2010, uma decisão judicial desfavorável à Metroplan, em relação a apreensão de veículos, fez com que a atuação fosse reduzida. “É mais difícil, pois muitos alegam estar transportando familiares”, enfatizou o servidor.

Redução de Passageiros

O chefe do Departamento de Transportes da Metroplan falou sobre a redução de passageiros do transporte público. Ele disse que é geral, devido ao desemprego e aos aplicativos. “A empresa Expresso Rio Guaíba transporta cerca de 22 mil passageiros por dia (Guaíba e Eldorado do Sul). Cerca de dois mil utilizam os clandestinos, o que é ruim para a empresa, mas está longe dos 45% alegados pelo empresário”, avaliou Danilo. Ele disse que a fiscalização existe, mas que para se tornar mais eficaz precisa da união de todos os órgãos como Metroplan, EPTC, PRF, Polícia Civil, BM e municípios, conforme foi citado na matéria.

Novas Concessões

A Gazeta Centro-Sul questionou, também, sobre novas concessões, tendo em vista que as atuais estão todas vencidas.

Danilo Landó explicou que uma empresa foi contratada para realizar um amplo estudo do transporte intermunicipal na Região Metropolitana. A ideia é criar uma nova modelagem do sistema, terminando com as atuais restrições. O estudo, segundo Danilo, deverá indicar o novo formato a ser adotado para as novas licitações de concessões: se por meio de bacias ou anéis, abrangendo grupos de municípios, geridos por meio de consórcios. A conclusão deste trabalho está prevista para julho de 2019. Até uma decisão definitiva, as empresas seguem operando de forma provisória.

Reclamações e informações à Metroplan podem ser feitas pelo 0800.5104774.

Publicado em 22/9/2018.


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