Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Tera-feira, 11 de dezembro de 2018

06/08/2018 - 15h15min

Reserva Natural na Fazenda Barba Negra

Compartilhar no Facebook

São 2,4 mil hectares de uma área particular que permanecerá integralmente intocada para sempre no Interior de Barra do Ribeiro. Essa área faz parte da grande Fazenda Barba Negra, que há mais de três séculos desponta como importante patrimônio natural e histórico do Rio Grande do Sul. Sua vocação para a produção econômica evoluiu com a história: já foi estância de criação e de charqueadas, granja, porto fluvial e engenho de arroz. Atualmente, inclui áreas de proteção ambiental, viveiros cientificamente cultivados e extensas florestas comerciais, mantendo ocupada uma numerosa mão de obra. Além da rica diversidade de fauna e flora que se encontram no Morro da Formiga e no seu entorno, inclui os biomas de uso econômico adjacentes.

De acordo com a CMPC Celulose Riograndense, proprietária da Fazenda, nada adianta um ambiente cuidado e protegido, bem como empreendimentos voltados para sua preservação e sustentabilidade, se não forem observadas a manutenção e o oferecimento das condições básicas de vida para as populações inseridas no contexto desse mesmo ambiente.

A Reserva Natural foi instituída e elaborado um plano de manejo, contemplando Educação Ambiental, pesquisas e a conexão desse rico habitat com outros. A CMPC aguarda a aprovação deste plano pela SEMA, o que possibilitará a abertura da Reserva para visitação.

Fonte: CMPC Celulose Riograndense

Publicado em 4/8/2018.


Últimas Notícias

Entrevista exclusiva com o prefeito de Guaíba, José Sperotto, na edição impressa da Gazeta deste sábado, 8.

Chegada do Papai Noel neste domingo, 9, na Praça Gastão Leão, Centro de Guaíba, a partir das 20 horas.

Polícia Civil faz operação de combate aos jogos de azar e lavagem de dinheiro em Guaíba. Cobertura na versão impressa de sábado.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2018 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados