Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

09/07/2018 - 14h42min

Sperotto fala sobre momento conturbado de seu governo

Compartilhar no Facebook

Prefeito de Guaíba é questionado a respeito de temas polêmicos

Essa semana, o prefeito de Guaíba, José Sperotto (PTB), concedeu entrevista à Gazeta Centro-Sul. Ele fala pela primeira vez sobre o momento conturbado de sua administração, após denúncias de supostas irregularidades e investigação do Ministério Público, resultando no afastamento judicial temporário de dois secretários, de uma diretora e de toda a Comissão de Licitações.

Sperotto foi entrevistado por Leandro André na manhã de quinta-feira, 5, no Espaço Gourmet do Hotel Ibis.

LA - Como o senhor avalia o pedido de CPI na Câmara para apurar possíveis irregularidades na Prefeitura e a derrubada de dois vetos seus pela base aliada do governo?

Sperotto - Recebi com estranheza e profunda tristeza, pois mesmo sem sustentação e embasamento legal para ser instaurada, a possibilidade de uma CPI levantaria suspeitas sobre a conduta de quem sempre foi transparente e apaixonado por Guaíba como eu. Mas Deus sabe o que faz e só está me dando a oportunidade de amadurecer. Não preciso da política para viver, faço por paixão. E minha paixão não vai ceder diante de desafios como estes, por mais dolorosos e injustos que possam ser.

LA - Por que o secretário de Saúde, Itamar Costa, foi exonerado e o da Administração, Finanças e Recursos Humanos, Leandro Jardim, não, se ambos foram afastados pela Justiça durante investigação do Ministério Público?

Sperotto - A Saúde sempre foi a preocupação maior de nossa campanha e de nossa gestão. Por isso, desde o início trabalhamos para garantir que a vida dos guaibenses melhorasse de verdade. O Raio-x Digital, a possibilidade de realização de mamografias em Guaíba e o abastecimento da Farmácia Municipal com medicamentos são apenas três exemplos. Por isso, reconheço o trabalho do ex-secretário Itamar nestas conquistas. Mas por sua enorme complexidade, a Secretaria de Saúde não poderia ficar sendo administrada de forma interina. Eu mesmo acumulei as funções de prefeito e secretário e vivenciei a dificuldade. Apenas estamos querendo priorizar as pessoas, sem prejuízo para o atendimento e sem prejudicar os avanços que só estão começando.

LA - Por que o senhor se desentendeu com o vereador Renan Pereira se havia uma afinidade grande entre os dois?

Sperotto - Por orientação do Tribunal de Contas do Estado e de auditoria da Controladoria Interna, na condição de prefeito, ciente de minhas responsabilidades para garantir a máxima transparência, acatamos a recomendação de afastamento das atividades do Dr. Renan nos plantões e no SAMU.

Tão logo recebi a orientação determinei o afastamento, assim foi com o GAMP.

LA - As denúncias apontam que havia ingerência do vereador Renan Pereira na Secretaria de Saúde. É verdade? O prefeito não sabia?

Sperotto - Fui surpreendido e, tão logo se tornaram públicas as investigações, me coloquei à disposição para garantir a mais rápida e eficaz evolução. Sou o primeiro interessado em ver estas situações concluídas para seguirmos em frente.

LA - O ex-vereador Caio Larrea (PPS) retornou a Guaíba. Ele fará parte do seu governo?

Sperotto - Não.

LA - Haverá uma reforma administrativa, com mudanças no secretariado, neste ano?

Sperotto - Não está em planos imediatos.

LA - Como o senhor avalia a participação do DEM e do Solidariedade no seu governo e na base governista na Câmara?

Sperotto - Desde o primeiro dia, fiz questão de ter uma gestão plural, ouvindo todos e acolhendo aqueles partidos e pessoas que estivessem dispostas a trabalhar por Guaíba. Desde que as vaidades pessoais não ficassem acima dos interesses públicos.

LA - Qual a avaliação do prefeito em relação a gestão do PA? Por que tantos problemas?

Sperotto - Em primeiro lugar, é importante lembrar que o PA é um posto de saúde de pronto-atendimento, e não um hospital. Há muito tempo, nossa cidade não tem um hospital público. E aí reside o nosso maior problema, pois não podemos atender casos de maior complexidade. Por isso, estamos trabalhando para garantir que Guaíba volte a ter um hospital completo e, paralelamente, estamos buscando qualificar a gestão no PA. Melhorou, mas é preciso avançar ainda mais.

LA - O governo pretende fazer uma prestação de contas com linguagem acessível à população?

Sperotto - Sim, estamos preparando um material para informar o que fizemos pelo povo de Guaíba em quase dois anos de gestão. Sou da teoria de que primeiro a gente faz, depois a gente mostra. Mas, periodicamente, postamos as nossas realizações nas redes sociais e estamos e estaremos à disposição da Imprensa. Por isso, oportunidades como esta que a Gazeta está nos dando são sempre bem-vindas.

LA - A Gazeta Centro-Sul constatou que os ecopontos recém implantados não funcionam como deveriam: com a separação de materiais. Qual a sua avaliação sobre isso?

Sperotto - Os ecopontos diminuíram muito os focos de lixo na cidade. Eles também colaboram para consciência da população para a futura implantação da coleta seletiva. O que antes era descartado em qualquer lugar, como ruas e praças, agora tem destino certo. Só não é feita a separação do lixo doméstico, mas esta, é bom lembrar, nunca foi a finalidade do projeto. O objetivo primário do ecoponto, proposta de campanha, está sendo cumprido.

LA - Em geral, as ruas da cidade estão com muitos buracos. O governo continuará com as operações paliativas “tapa-buracos” ou existe um plano de pavimentação?

Sperotto - Estamos buscando recursos junto ao Badesul e Caixa Econômica Federal para saneamento básico e pavimentação.



LA - O governo anunciou fiscalização para melhorar as condições das calçadas, mas na prática os passeios públicos continuam com os mesmos problemas. Por quê?

Sperotto - Muitos não sabem, mas é responsabilidade do proprietário a construção e a manutenção das calçadas. Cabe à Prefeitura, fiscalizar e orientar a população, o que está sendo feito.

LA - Em recente matéria publicada pela Gazeta Centro-Sul, com dados da Secretaria da Fazenda do Estado, a economia de Guaíba está entre as 20 maiores do RS e registrou o maior crescimento entre os 497 municípios do Estado nos últimos dois anos. Por que isso não aparece nas ruas?

Sperotto - O resultado deste crescimento, que muito nos orgulha, é fruto do trabalho da nossa gestão. Aumentamos a fiscalização e o rigor no recolhimento de tributos municipais. Os reflexos deste aumento de arrecadação chegam aos cofres de Guaíba a partir de 2019.

LA - Existe algum plano do governo para reverter a onda de notícias negativas sobre Guaíba?

Sperotto - Continuar trabalhando, trabalhando, trabalhando.


N.E. Confira comentários sobre as respostas do prefeito na Coluna de Leandro André.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 7/7/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados