Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sbado, 23 de junho de 2018

05/02/2018 - 15h08min

Prefeitura realiza inventário de prédios históricos

Compartilhar no Facebook

A Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura (Setudec) realizou um inventário de bens imóveis, registrando os principais prédios e monumentos que fazem parte da história do município de Guaíba. No documento realizado por um grupo multidisciplinar, constam 28 prédios e monumentos, que foram registrados no Livro Tombo do Município.

O Inventário foi distribuído nas secretárias municipais, visando a consulta em futuros processos de licenciamento para modificações ou pedidos de demolição.

De acordo com a secretária Cláudia Mara, da Setudec, neste ano, será feito o registro do levantamento em cartório. No entanto, com o registro dos bens no Livro Tombo, é necessário, desde já, a licença do Município para qualquer alteração nos respectivos prédios e monumentos.

Tombamento

Em Guaíba, o tombamento é regulamentado pela Lei Municipal N° 1.433/98. O inventário é um instrumento de proteção dos bens culturais de qualquer natureza.

O Tombamento é um instrumento jurídico para a proteção dos bens culturais de natureza material. A proteção pode ser em nível mundial, regulamentado pela Unesco nacional por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); estadual, regulamentado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE); e municipal.

De acordo com a Setudec, o documento completo, com a relação dos imóveis e monumentos, será publicado no site da Prefeitura de Guaíba em março.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 3/2/2018.


Últimas Notícias

Depois de pressão, vereadores de Guaíba pedem abertura de CPI para apurar afastamentos, também, na Prefeitura.

Rompimento de adutora deixa 13 bairros de Guaíba sem abastecimento de água. Sistema deve normalizar na madrugada desta sexta, 15.

Bate-papo com o autor na Livraria Entrelinhas, Centro de Guaíba, neste sábado, dia 16, às 16h, com Leandro André.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2018 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados