Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de outubro de 2018

05/02/2018 - 15h08min

Prefeitura realiza inventário de prédios históricos

Compartilhar no Facebook

A Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura (Setudec) realizou um inventário de bens imóveis, registrando os principais prédios e monumentos que fazem parte da história do município de Guaíba. No documento realizado por um grupo multidisciplinar, constam 28 prédios e monumentos, que foram registrados no Livro Tombo do Município.

O Inventário foi distribuído nas secretárias municipais, visando a consulta em futuros processos de licenciamento para modificações ou pedidos de demolição.

De acordo com a secretária Cláudia Mara, da Setudec, neste ano, será feito o registro do levantamento em cartório. No entanto, com o registro dos bens no Livro Tombo, é necessário, desde já, a licença do Município para qualquer alteração nos respectivos prédios e monumentos.

Tombamento

Em Guaíba, o tombamento é regulamentado pela Lei Municipal N° 1.433/98. O inventário é um instrumento de proteção dos bens culturais de qualquer natureza.

O Tombamento é um instrumento jurídico para a proteção dos bens culturais de natureza material. A proteção pode ser em nível mundial, regulamentado pela Unesco nacional por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); estadual, regulamentado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE); e municipal.

De acordo com a Setudec, o documento completo, com a relação dos imóveis e monumentos, será publicado no site da Prefeitura de Guaíba em março.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 3/2/2018.


Últimas Notícias

Está marcada para a tarde desta quarta-feira, 17, sessão extraordinária na Câmara de Guaíba para julgamento do Vereador Bento (MDB).

Leandro André faz análise sobre as eleições no País e na Região Centro-Sul.

Votação em Guaíba. Maranata: 6.723; Cláudia Jardim: 6.111; Cel. Quadros: 3.587; Alex: 2.583; M. Volnei: 807

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2018 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados