Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

27/03/2017 - 13h19min

Observatório Social

Compartilhar no Facebook

Observatório Social é implantado em Guaíba.

Na noite de terça-feira, 21, foi implantado o Observatório Social de Guaíba (OSG), o 11º do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma associação apartidária, voltada à fiscalização e contribuição para o controle dos gastos públicos. O evento aconteceu na sede do Rotary, com a presença do presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas (foto), lideranças e empresários de Guaíba e Região. Foram eleitos os conselhos de Administração e Fiscal. O empresário e contador Márcio Schuch Silveira foi eleito presidente do OSG.

Recado do Presidente

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, Ney da Nóbrega Ribas ressaltou que o OS respeita a realidade local, seguindo as regras de independência da Instituição. Disse que contam com uma plataforma de tecnologia, disponibilizando um banco de dados capaz de informar valores de produtos e serviços praticados em licitações em todo o País. Esta ferramenta contribui para evitar o superfaturamento. Ribas destacou, também, que o Observatório Social acompanha o recebimento de mercadorias e serviços, conferindo se estão de acordo com a compra realizada pelas prefeituras e câmaras municipais.

A maior parte do trabalho é realizada por voluntários da sociedade sem filiação político-partidária. Técnicos são remunerados pela entidade, com recursos de mantenedores apartidários, o que garante a imparcialidade do controle dos gastos públicos. “Chegou a hora de deixarmos de ser apenas expectadores e assumirmos o papel de protagonistas da nossa história”, observou o presidente do Observatório Social do Brasil.

Márcio Silveira disse que espera ser o começo de uma participação efetiva da sociedade no controle dos gastos públicos.

Inicialmente, o escritório do OSG ocupa uma sala na sede do Rotary de Guaíba, um dos mantenedores da entidade. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]

Como Funciona

A Organização foi criada pela sociedade civil em 2008, com o objetivo promover a cidadania fiscal e trabalhar pela transparência na gestão dos recursos públicos. Atualmente, está atuando em 123 cidades brasileiras. Nos próximos anos, esta rede cidadã projeta cobrir todo o País e chegar aos 5.570 municípios do Brasil. Somente entre 2013 e 2016, os observadores sociais impediram o desperdício de mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres de 50 cidades. A previsão é de que, até o final de 2017, a economia atinja mais de R$ 2 bilhões com a instalação de mais de 90 novos Observatórios.

Cerca de três mil voluntários da rede acompanham diariamente diversas licitações e pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais em 19 Estados. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber, juntamente com funcionários públicos, os produtos e serviços comprados pelas prefeituras.

Transparência

O Observatório Social trabalha, também, para que pequenas e médias empresas participem de concorrências públicas. Por meio de indicadores, os observadores conseguem avaliar quanto custam produtos e serviços em cada localidade, prestando uma espécie de “curadoria” para garantir o menor preço com a melhor qualidade nas compras públicas nos municípios onde estão presentes.

A cada quatro meses, as unidades que compõem a rede Observatório Social do Brasil emitem relatórios e divulgam amplamente os resultados do monitoramento cidadão, garantindo transparência.

Maiores informações são encontradas no site www.osbrasil.org.br

Membros do Observatório Social de Guaíba

Conselho de Administração: presidente, Márcio Silveira; vice-presidentes: Sérgio Favero; Rogênio Cavalar de Souza; Jorge Schuch; Rosane Villanova; Renato Ramos; e Renan Silva Nunes.

Conselho Fiscal (titulares): Moacir Cardoso; Roque Brezezinski; e Clenir Farias. Suplentes: Rodrigo Figueira da Silva; Valter Macedo Júnior; e Daniel Andriotti.

Também participaram do evento de fundação do OSG: Antônio Palácios, presidente do Observatório Social de Porto Alegre; Marco Diniz, presidente do OS de Gravataí; Pedro Gabril, vice-presidente do OSB; Gilberto Schäfer, presidente da Ajuris; Valter Priebe, promotor de Justiça; Lecilda de Souza, secretária Municipal de Administração e RH; Luiz Ernani Alves, secretário Municipal de Assistência Social; tenente-coronel Bianca Burger, comandante do 31º BPM; Maneca Stringhini, ex-prefeito de Guaíba; irmã Nilva Dal Bello, diretora do Projari; Leandro André, diretor da Gazeta Centro-Sul, representantes do Rotary e da Acigua entre outras lideranças.

Foto: Antônia Teixeira

Publicado em 25/3/17.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados