Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

23/05/2016 - 09h44min

Christian Silva

Compartilhar no Facebook

Talentoso músico guaibense é o Destaque Gazeta deste bimestre.

Com o violão a tiracolo, o talentoso músico guaibense Christian Silva, de 19 anos, visitou a Redação da Gazeta Centro-Sul. Intercalando falas e solos de choro de forma impecável e garbosa, contou detalhes de sua promissora carreira artística.

A entrevista, enlevada pelo fundo musical de alta qualidade, teve lições de autoconfiança, análise do cenário cultural da Região, e, também, opinião política a respeito dos rumos que o País tomará nos próximos meses.

Provando ter qualidades não somente no meio musical, no qual já é reconhecido, Christian Silva mostrou-se um cidadão interessado nas questões sociais, revelando orgulho de ser guaibense. Atento aos fatos do cotidiano, uma de suas atitudes destacadas é de ser um grande motivador para todos que tenham sonhos a realizar.

Por suas qualidades artísticas e pessoais, esse jovem e talentoso violonista é o Destaque Gazeta deste bimestre.

Christian teve seu primeiro contato com o violão aos 13 anos. Desde então, passou a procurar informações e aulas através da internet. Rapidamente, pela facilidade natural que veio à tona, foi aperfeiçoando os fundamentos instrumentais. Com pouco mais do que cinco anos de prática, a técnica do jovem músico atingiu um padrão avançado, colocando-o entre os principais violonistas do Brasil. E foi por seu talento que, em 2014, ele embarcou para a França para divulgar seu CD e participar de um Festival em Paris. “Lá tive a oportunidade de conhecer o músico Christophe Davot, que me levou para tocar em outra casa de shows”, observou. Na ocasião, o guaibense tocou diversas músicas nacionais, de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros grandes da MPB. “Foi uma experiência única, lá eles ficam quase dois minutos aplaudindo após cada música. Eles valorizam muito a música brasileira”, ressaltou.

Em sua recém-iniciada carreira, Christian já conquistou prêmios em diversos festivais, dentre eles o de Revelação Musical 2013, como melhor violonista brasileiro.

Atualmente residindo em Eldorado do Sul, o músico garante ter fortes laços com Guaíba, cidade onde nasceu e na qual quer voltar a morar. “Guaíba está muito bem no que diz respeito à Cultura. O espaço é muito bacana aqui”, comentou.

Christian fez apresentações em todos os dias da Semana Farroupilha 2015 e segue realizando shows pela Região. “Continuo gostando muito do choro, mas também tenho tocado com músicos tradicionalistas”, observou.

O próximo passo será o lançamento de mais um CD autoral, de choro e bossa nova, previsto para o início de 2017. “Pretendo fazer violão, baixo e bateria”, observou.

A vida artística segue forte, mas o jovem também aposta em uma carreira pública, e tem estudado muito para concursos públicos. “O próprio Vinícius de Moraes era um diplomata. Viver apenas de Música, no Brasil, é muito difícil. Vou seguir como instrumentista, mas estou estudando bastante para concursos”, disse.

Apesar da pouca idade, avalia o cenário político e econômico brasileiro de forma madura, valorizando o lado positivo de cada acontecimento.

Cidadão engajado, músico de extraordinário talento; sem dúvidas, um rapaz que acreditou em seu próprio potencial e buscou aperfeiçoar suas qualidades sem esperar que a sorte caísse do céu. Assim é o violonista Christian Silva, respeitado e aplaudido em Guaíba e na Região, que, aos dezessete, “abalou Paris” com seu violão.

Guaíba é uma cidade de que gosto muito. Que está oferecendo muitas oportunidades para os artistas daqui. Temos a Semana Farroupilha, que é maior do que a de Porto Alegre, e diversas outras atividades culturais. Guaíba está muito bem nesse sentido.

Gosto muito da vida. De saber que consegui as coisas batalhando; quando fui a Paris, tive que me virar; e depois que alcancei, vi o quanto é importante. Gosto muito da vida mesmo.

Não gosto de promessas em vão – principalmente no meio cultural.

Numa equipe de trabalho tem que ter união e comprometimento.

Prato Favorito: Batata frita.

Time do Coração: Inter

Nos fins de semana, descansar e tocar com os amigos.

Recado aos Políticos: Nesse cenário em que estamos vivendo hoje, penso que temos de ter calma. A culpa é de cada um de nós, que colocamos aqueles políticos lá. Com o término do Ministério da Cultura, nós, artistas, temos muito a perder. Mas precisamos buscar as soluções com calma. De nada adianta protestos que atrapalham a vida dos outros, trancando rodovias, sem nada resolver.

Receita para Guaíba ser 10 – Continuar a fazer o que vem sendo feito pela Cultura do Município: teatro, danças, música. Guaíba tem tudo para se transformar em um polo cultural no Estado. A iniciativa privada também está apoiando muito, o que é bem importante.

Recado Final – Por mais que seja difícil o seu sonho, nunca escute palavras negativas; tire a palavra “impossível” do seu dicionário e vá atrás de seus sonhos, sejam eles quais forem.

Vá e meta a cara. Se ouvir “nãos” pelo caminho, melhor. Quando chegar lá, sentirá um gostinho especial pelo objetivo alcançado. Siga sempre com fé em Deus e acreditando na vida.

Foto: FA/Gazeta

Mais informações sobre o artista pelo fone 3055.6749 ou e-mail [email protected]

Publicado em 21/5/16.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados