Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

23/03/2015 - 14h03min

Risco de Dengue

Compartilhar no Facebook

Guaíba está infestada pelo mosquito da dengue.

A população guaibense conta com a sorte para escapar de epidemia da dengue na Cidade, que conta com uma equipe de oito agentes atuando no trabalho de prevenção e combate, quando deveria ter no mínimo 30.

De acordo com Janice Karpinski, chefe do Setor de Vigilância em Saúde de Guaíba, a Cidade está infestada com o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. O inseto já foi encontrado nos bairros Alegria, Florida, São Jorge, Colina e Cohab. O secretário da Saúde e vice-prefeito Rogério Souza informou que há um foco importante do mosquito em uma área degradada na Praia da Alegria (foto). Ele disse que um trabalho de limpeza, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, deverá ser realizado no local nos próximos dias para reduzir as condições de proliferação do inseto.

Janice explicou que a verba do Ministério da Saúde para a contratação de agentes só pode ser utilizada mediante processo seletivo (concurso público). No entanto, a empresa contratada pela Prefeitura para realizar os concursos solicitou o distrato (anulação do contrato), considerando o baixo valor pago para o serviço. Com isso, foi necessário iniciar outra licitação para a contratação de nova empresa. Tendo em vista que o processo é demorado, o combate à doença segue sendo feito de forma precária.

Sem agentes suficientes para fazer os levantamentos semanais, a classificação do risco de contaminação na Cidade não pode ser medida.

Equipe em Alerta

Janice Karpinski admitiu que o risco de uma epidemia acontecer em Guaíba é grande, devido a infestação do mosquito transmissor. Contudo, salientou que os médicos da rede Municipal estão em alerta para dar o encaminhamento imediato aos casos suspeitos.

Até o fechamento desta edição, nenhum caso de dengue havia sido confirmado em Guaíba.

A chefe do Setor de Vigilância em Saúde pede à população que mantenha seus pátios limpos e sem água parada como medidas de combate à doença, reduzindo as chances de proliferação do mosquito transmissor.

Eldorado do Sul também está infestado pelo mosquito da dengue.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 21/3/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados