Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

19/01/2015 - 14h47min

Carnaval 2015

Compartilhar no Facebook

Desfile deste ano será no dia 28 de fevereiro.

Já diria o Dorival Caymmi: “Quem não gosta de samba bom sujeito não é... É ruim da cabeça ou doente do pé...”. Pois é chegado aquele momento do ano em que damos maior atenção às comunidades carnavalescas da Região.

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul inicia mais uma série de colunas especiais sobre o Carnaval Regional, abrindo espaço para debates entre carnavalescos, trazendo notícias, informações e opiniões sobre a Festa de Momo.

Durante o período que antecede o Carnaval em Guaíba, confira todos os detalhes de sua escola preferida. Lembrando, sempre, que o espaço aberto às agremiações é o mesmo.

Data do Desfile

Neste ano, o Carnaval de Guaíba será realizado na noite do sábado, 28 de fevereiro, na Passarela do Samba Liberato Garcia (Avenida Nestor de Moura Jardim - Foto). Estão confirmadas as participações das quatro escolas da Cidade: Academia de Samba Cohab-Santa Rita, Império Serrano, Estado Maior da Colina e Tradição.

Baile Municipal

O tradicional baile que define a Corte do Carnaval do Município, neste ano, será realizado no Ginásio do Coelhão no dia 31, último sábado de janeiro.

O Rei Momo será o mesmo de 2014, o entusiasmado Daniano Engers.

Muamba na Beira

Faltando uma semana para o Carnaval, dia 22 de fevereiro, na Beira, acontecerá a Muamba.

Os Enredos

A tetracampeã Academia de Samba Cohab-Santa Rita leva à Avenida o tema “Sustentabilidade dá samba. Qual é o seu papel?”; a tradicional Império Serrano canta: “A cada passo a poeira levantando do chão, sou filho do vento e a liberdade é a minha religião”; a Estado Maior da Colina conta a história: “Tia Ciata, a Ialorixá do samba aporta em Guaíba e saúda a Colina”; e a Tradição apresenta: “Os 40 Anos do Império da Zona Norte”, de Porto Alegre.

Os Ensaios das Escolas

A Academia de Samba Cohab-Santa Rita escolhe sua Rainha na próxima sexta-feira, 23, no CTG Caudilho Guaibense. A convite da organizadora, Fabi Uranga, farei parte do Corpo do Júri.

Os ensaios acontecem às quartas e aos sábados no CTG.

Império Serrano realiza ensaios às quartas, sextas, e aos sábados, a partir das 21 horas, na sede da Escola, localizada no Bairro Ermo.

Estado Maior da Colina tem ensaios aos sábados, a partir das 21 horas. Dia 23, será realizada muamba da Escola no Bairro São Jorge, a partir das 19h30.

A Tradição, neste ano, realiza seus ensaios no Sport Club Itapuí. A expectativa é de que os agitos no Rubro-Negro iniciem na próxima semana.

Seminário de Carnaval

O Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval está promovendo, no mês de janeiro, um seminário de qualificação de jurados e fórum com presidentes de ligas e associações carnavalescas.

O ciclo de palestras acontece aos sábados, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Neste sábado, o tema é referente à música, como samba-enredo, bateria e harmonia musical.

A programação completa pode ser conferida no site “tamujuntobr.blogspot.com”, assinado pelo ex-presidente da Aecgua, Professor Roberto. Bacana.

Repinique da Gazeta

Abrindo o quadro de entrevistas de 2015, o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Guaíba (Aecgua), Igor Teixeira.

Quais as expectativas para o desfile de 2015?

Igor Teixeira – São as melhores possíveis. A Aecgua trabalhou durante todo o ano, buscando um crescimento muito grande em relação aos anos anteriores. Neste ano, teremos quatro escolas no Grupo Especial, a Império Serrano Mirim e o Bloco “Na Palma da Mão”.

E o andamento das Escolas, como está?

Igor Teixeira –Tenho acompanhado e já estão trabalhando bem. Começando os ensaios e escolhendo suas rainhas.

Um recado para a comunidade

Igor Teixeira – Que venha prestigiar o nosso carnaval. Vamos fazer a melhor festa dos últimos anos.

Quis da Gazeta Centro-Sul

Neste ano, a Coluna traz mais uma novidade ao público carnavalesco: uma pergunta semanal sobre as festividades de carnaval na Região.

O primeiro que responder para o [email protected] a partir das 8 horas de cada segunda-feira (com a resposta correta) terá seu nome divulgado na semana seguinte na Coluna. Na edição anterior ao desfile, será realizado um sorteio entre todos os primeiros acertadores e o vencedor poderá assistir às apresentações deste ano em um dos camarotes da Avenida do Samba Liberato Garcia. Participe!

Em 2007, Guaíba retomou os

desfiles em caráter competitivo.

Qual foi a grande campeã daquele ano?

Fábio Araujo

[email protected]

Publicado em 17/1/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados