Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Tera-feira, 25 de junho de 2019

19/01/2015 - 14h47min

Carnaval 2015

Compartilhar no Facebook

Desfile deste ano será no dia 28 de fevereiro.

Já diria o Dorival Caymmi: “Quem não gosta de samba bom sujeito não é... É ruim da cabeça ou doente do pé...”. Pois é chegado aquele momento do ano em que damos maior atenção às comunidades carnavalescas da Região.

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul inicia mais uma série de colunas especiais sobre o Carnaval Regional, abrindo espaço para debates entre carnavalescos, trazendo notícias, informações e opiniões sobre a Festa de Momo.

Durante o período que antecede o Carnaval em Guaíba, confira todos os detalhes de sua escola preferida. Lembrando, sempre, que o espaço aberto às agremiações é o mesmo.

Data do Desfile

Neste ano, o Carnaval de Guaíba será realizado na noite do sábado, 28 de fevereiro, na Passarela do Samba Liberato Garcia (Avenida Nestor de Moura Jardim - Foto). Estão confirmadas as participações das quatro escolas da Cidade: Academia de Samba Cohab-Santa Rita, Império Serrano, Estado Maior da Colina e Tradição.

Baile Municipal

O tradicional baile que define a Corte do Carnaval do Município, neste ano, será realizado no Ginásio do Coelhão no dia 31, último sábado de janeiro.

O Rei Momo será o mesmo de 2014, o entusiasmado Daniano Engers.

Muamba na Beira

Faltando uma semana para o Carnaval, dia 22 de fevereiro, na Beira, acontecerá a Muamba.

Os Enredos

A tetracampeã Academia de Samba Cohab-Santa Rita leva à Avenida o tema “Sustentabilidade dá samba. Qual é o seu papel?”; a tradicional Império Serrano canta: “A cada passo a poeira levantando do chão, sou filho do vento e a liberdade é a minha religião”; a Estado Maior da Colina conta a história: “Tia Ciata, a Ialorixá do samba aporta em Guaíba e saúda a Colina”; e a Tradição apresenta: “Os 40 Anos do Império da Zona Norte”, de Porto Alegre.

Os Ensaios das Escolas

A Academia de Samba Cohab-Santa Rita escolhe sua Rainha na próxima sexta-feira, 23, no CTG Caudilho Guaibense. A convite da organizadora, Fabi Uranga, farei parte do Corpo do Júri.

Os ensaios acontecem às quartas e aos sábados no CTG.

Império Serrano realiza ensaios às quartas, sextas, e aos sábados, a partir das 21 horas, na sede da Escola, localizada no Bairro Ermo.

Estado Maior da Colina tem ensaios aos sábados, a partir das 21 horas. Dia 23, será realizada muamba da Escola no Bairro São Jorge, a partir das 19h30.

A Tradição, neste ano, realiza seus ensaios no Sport Club Itapuí. A expectativa é de que os agitos no Rubro-Negro iniciem na próxima semana.

Seminário de Carnaval

O Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval está promovendo, no mês de janeiro, um seminário de qualificação de jurados e fórum com presidentes de ligas e associações carnavalescas.

O ciclo de palestras acontece aos sábados, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Neste sábado, o tema é referente à música, como samba-enredo, bateria e harmonia musical.

A programação completa pode ser conferida no site “tamujuntobr.blogspot.com”, assinado pelo ex-presidente da Aecgua, Professor Roberto. Bacana.

Repinique da Gazeta

Abrindo o quadro de entrevistas de 2015, o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Guaíba (Aecgua), Igor Teixeira.

Quais as expectativas para o desfile de 2015?

Igor Teixeira – São as melhores possíveis. A Aecgua trabalhou durante todo o ano, buscando um crescimento muito grande em relação aos anos anteriores. Neste ano, teremos quatro escolas no Grupo Especial, a Império Serrano Mirim e o Bloco “Na Palma da Mão”.

E o andamento das Escolas, como está?

Igor Teixeira –Tenho acompanhado e já estão trabalhando bem. Começando os ensaios e escolhendo suas rainhas.

Um recado para a comunidade

Igor Teixeira – Que venha prestigiar o nosso carnaval. Vamos fazer a melhor festa dos últimos anos.

Quis da Gazeta Centro-Sul

Neste ano, a Coluna traz mais uma novidade ao público carnavalesco: uma pergunta semanal sobre as festividades de carnaval na Região.

O primeiro que responder para o [email protected] a partir das 8 horas de cada segunda-feira (com a resposta correta) terá seu nome divulgado na semana seguinte na Coluna. Na edição anterior ao desfile, será realizado um sorteio entre todos os primeiros acertadores e o vencedor poderá assistir às apresentações deste ano em um dos camarotes da Avenida do Samba Liberato Garcia. Participe!

Em 2007, Guaíba retomou os

desfiles em caráter competitivo.

Qual foi a grande campeã daquele ano?

Fábio Araujo

[email protected]

Publicado em 17/1/15.


Últimas Notícias

Espetacular a exposição de carros antigos que acontece neste domingo no Centro de Guaíba. Evento segue até as 17h.

Tiro na Câmara de Vereadores de Guaíba. Confira na versão impressa.

Secretário de Mobilidade Urbana de Guaíba, Alex de Oliveira, foi demitido depois de seis meses no cargo.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2019 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados