Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

19/11/2012 - 14h01min

Susepe confirma regime semiaberto em Guaíba

Compartilhar no Facebook

Presídio Masculino de Guaíba (foto) deverá ser inaugurado em 2013.

Após a conclusão da obra, será implantado albergue para o regime semiaberto, com capacidade para 130 detentos

Por Fábio Araujo

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul volta a levantar a questão das penitenciárias em Guaíba. Sabe-se que a escassez de vagas nos presídios é um dos grandes problemas do País; as superlotações e os ambientes degradados provocam revolta nos apenados; ao invés de oportunizarem a ressocialização, se transformam em escolas da criminalidade.

O município de Guaíba aceitou a vinda de presídios de regime fechado, desde que acompanhados pelas contrapartidas dos governos Estadual e Federal, buscando melhorias na área da Segurança Pública.

O alerta da Gazeta Centro-Sul, publicado nesta edição, sobre a instalação de um albergue de regime semiaberto em Guaíba, causou surpresa ao prefeito Henrique Tavares, que desconhecia o fato. Tavares mostrou-se totalmente contrário a iniciativa da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) de construir uma casa prisional neste sistema de regime no Município.

Presídios em Guaíba

Feminino

Atualmente, a penitenciária feminina de Guaíba, localizada a 3,5 km do trevo de acesso a Cidade, na BR-116, está em pleno funcionamento, contando com capacidade máxima para 432 detentas. Com uma nova proposta, a casa prisional oferece ambientes especiais para que as detentas possam ficar próximas de seus filhos. Essa atenção humanitária colabora no processo de ressocialização das mulheres, que, por algum motivo, se desviaram do caminho correto.

Masculino

Além do presídio feminino, está sendo construída uma casa prisional masculina, de regime fechado (foto), com capacidade para 672 detentos. O prédio está localizado próximo a penitenciária feminina.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Susepe, ainda não há previsão exata para o início do funcionamento, mas a expectativa é de que seja inaugurada em 2013.

Semiaberto

Essa semana, o superintendente da Susepe, Gelson Treisleben, anunciou que, com as reformas e construções de albergues previstas para os próximos meses, serão abertas 540 novas vagas para o regime semiaberto no Estado.

Em Guaíba, após o término da construção do presídio masculino, deverá ser instalado um albergue para apenados do regime semiaberto, com capacidade para 130 vagas. A tendência é de que a construção, em projetos de pré-moldados de concreto, leve cerca de seis meses para ficar pronta. O albergue ficará próximo a penitenciária masculina.

A justificativa é de que os apenados que progredirem de regime, do fechado para o semiaberto, migrem diretamente do presídio para o albergue.

O que diz o Prefeito

Henrique Tavares admitiu que foi pego de surpresa com a informação da Gazeta Centro-Sul, ressaltando que não tinha qualquer conhecimento sobre o fato. De acordo com Tavares, caso isso venha a ocorrer, será ruim para o Município. Ele admite ser favorável apenas aos presídios fechados. “Vou atrás disso, pois entendo que Guaíba fez a sua parte por receber os dois presídios fechados; sendo assim, o albergue deveria ir para outro município”, disse.

Contrapartidas

Sobre as contrapartidas dos governos Estadual e Federal, Tavares salientou que procurou documentos da época da administração do Governo Stringhini, não encontrando nada formalizado. No entanto, afirmou que participou de conversações que garantiam as contrapartidas, como os projetos do Pronasci, a nova delegacia de Guaíba e até mesmo a duplicação da Estrada do Conde. Todas essas contrapartidas, relacionadas aos presídios de regime fechado. “Jamais foi falado em regime semiaberto”, concluiu o prefeito.

Foto: LA/GCS

Publicado em 17/11/12.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados