Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

19/01/2015 - 09h42min

Camaquã

Sesquicentenário do Poder Legislativo

Compartilhar no Facebook

Prédio histórico, localizado no Centro da Cidade, é sede da Câmara Municipal de Vereadores

Na semana passada, o Legislativo Camaquense registrou 150 anos de atuação. Através da Lei nº 569, de 19 de abril de 1864, assinada por Patrício Corrêa da Câmara, nascia o município de Camaquã. A instalação da Câmara Municipal aconteceu oito meses depois, como se verifica nesta nota oficial transcrita pelo historiador Luiz Alberto Cibils.

“Aos sete dias do mês de janeiro de mil oitocentos e sessenta e cinco, quadragésimo quarto da Independência e do Império, dia designado por Editais para a instalação da Câmara Municipal de Camaquã, como determina o artigo 2º do Decreto de 13 de novembro de 1832, presente na mesma Vila e Casa destinada para a sessão da nova Câmara, o capitão Francisco Batista da Silva Pereira, Presidente da Municipalidade de Pôrto Alegre, capital da Província de São Pedro do Sul, compareceram os cidadãos Isaías Rodrigues Mendes, César Augusto Moreira Pantaleão, Joaquim da Silva Brandão, Maurício de Sousa da Silva, João Ventura Centeno, Patrício Vieira Rodrigues Filho e João Batista de Oliveira Brandão, Vereadores eleitos para a dita nova Câmara no quatriênio de 1865 a 1868.”

O atual prédio onde funciona o Poder Legislativo também é centenário. O ano de 2012 marcou os cem anos da construção do espaço público onde por muitos anos foi a sede do Executivo Camaquense, primeiro a Intendência Municipal, no começo do século XX, e mais tarde, com o advento da criação do cargo de prefeito, a partir de 1930, a Prefeitura de Camaquã.

O prédio também teve funções religiosas, servindo de matriz na época da construção da torre da Paróquia de São João Batista. Mais tarde, o local foi sede da extinta Casa da Cultura, do final dos anos 80 até o início da década de 90, quando passou a acolher a Câmara Municipal de Vereadores.

Foto: Alex Haas

Publicado em 17/1/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados