Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

03/11/2014 - 09h31min

Camaquã

Arquivo do Extinto Jornal “O Camaquã”

Compartilhar no Facebook

Fundado nos anos 1950, com o slogan “Órgão de divulgação e defesa dos interesses do Município”, o jornal “O Camaquã” teve sua primeira edição, com apenas quatro páginas, circulando no dia 4 de fevereiro de 1956, tendo como diretor responsável o saudoso Cypriano José Centeno, e como redatores os cronistas Divino Alziro Beckel e Oswaldo Hillesheim, também já falecidos.

O jornal, que depois recebeu a adesão do incansável Raphael Pires dos Santos, e por um longo tempo foi impresso na extinta Gráfica Carvalho, circulou até 1984, quando foi adquirido pelo empresário Délcio Manoel Marcos de Lima. Proprietário da Editora Jornalística Eco da Lagoa, ele voltou a imprimir “O Camaquã”, que ainda teve algumas edições entre 1986 e 1988, encerrando a circulação definitivamente.

O fato do arquivo do Jornal ser uma verdadeira relíquia histórica fez com que, no ano passado, o Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã falasse com o empresário Délcio Lima sobre o destino do acervo, visto que o município estava prestes a registrar seus 150 anos. Ato contínuo, os pesquisadores João Máximo Lopes e Luiz Fernando Azambuja estiveram na Câmara de Vereadores, onde reiteraram ao presidente Ilson Meireles que o arquivo de “O Camaquã” deveria ser adquirido pelo Legislativo Municipal, evitando que o mesmo fosse extraviado ou viesse a ser adquirido por particulares ou de fora do município. Esta luta do NPHC teve início em 2010, sendo que o empresário, já naquela época, havia sinalizado possível doação ao Legislativo.

Na manhã de quarta-feira, 22, Délcio Lima esteve no gabinete do presidente da Câmara Municipal, Ilson Meireles, onde oficializou a doação do acervo, fazendo a entrega dos arquivos refrentes a 1956/1984. “Uma vez que não voltaremos a reabrir o Jornal, refletimos que o arquivo pertence à comunidade e deve ficar em lugar público para que todos tenham acesso”, justificou.

O Presidente Ilson considerou a doação um gesto de despojamento da Editora Eco da Lagoa, que contribui sobremaneira com o resgate da história local. Agora, o arquivo, com cerca de 30 livros, será encaminhado ao Memorial do Legislativo, devendo passar por um processo de reencadernação, incluindo higienização e indexação dos volumes doados.

Publicado em 1º/11/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados