Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

29/09/2014 - 14h10min

Camaquã

Lançada a obra do “Sesquicentenário de Camaquã”

Compartilhar no Facebook

Durante evento cultural bastante prestigiado, na noite de 23, no Centro de Eventos da ACIC, ocorreu o coquetel de lançamento da obra “Sesquicentenário de Camaquã - A Terra Farroupilha”. O livro/revista organizado pela Criarte Marketing & Eventos, em formato 32cmx48cm, totalmente em cores, traz uma síntese da história de Camaquã com farto material fotográfico (fotos antigas e atuais), além de um levantamento socioeconômico atualizado, com mapas e ilustrações, histórico das principais entidades e curiosidades diversas.

O projeto editorial, alusivo à passagem dos 150 anos de Camaquã, tem como redator o poeta e jornalista Catullo Fernandes, e conta com a parceria do fotógrafo Alex Haas e do arte-finalista Júlio César Rodrigues dos Santos, responsável pelo planejamento gráfico do trabalho.

O lançamento contou com a presença de autoridades, patrocinadores, dirigentes de entidades e artistas locais. Em seu pronunciamento, o autor congratulou-se com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, entidades e empresas anunciantes, que foram decisivos para a edição da obra. “A produção de uma obra literária requer criatividade e desprendimento, porém quando se trata de um trabalho histórico é necessário ter muita paciência visto que o ato de pesquisar requer tempo e disposição. Neste sentido, é justo e oportuno destacar o apoio incondicional de diversos colaboradores, que forneceram fotografias e documentos de acervos familiares, que acabaram por enriquecer a edição desta obra”, ressaltou. O poeta encerrou sua fala declamando o poema “Negro Camaquã”, registrado na obra sob o título “De que é feita uma cidade”.

O prefeito João Carlos Machado falou em nome do Executivo e da comunidade camaquense e parabenizou o escritor, que, em 2014, está completando 25 anos de trajetória cultural. “O Catullo disse que tinha o sonho de lançar uma obra nos 150 anos de Camaquã, mas este sonho não é só dele porque com este livro ele acaba presenteando toda a cidade”, destacou.

Durante o evento, a cantora Luana Fernandes, acompanhada pelo tecladista Pablo Voloski e pelo violonista Ricardo Cordeiro, interpretou quatro canções que retratam a nossa terra, entre elas “Canção para Camaquã”, trilha sonora do Sesquicentenário composta por Catullo Fernandes. O encontro cultural apresentou a mostra fotográfica “Camaquã Hoje”, de Alex Haas, e a concorrida sessão de autógrafos transcorreu em espaço campeiro organizado pela La Campana, com peças e armas referentes às revoluções.

Foto: João Corrêa

Publicado em 27/9/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados