Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

22/09/2014 - 09h52min

Camaquã

Lançamento da ExpoCamaquã 2014

Compartilhar no Facebook

Presidente do SRC, Maria Tereza Scherer Mendes, abre solenidade de lançamento

O Sindicato Rural de Camaquã fez o lançamento, na quinta-feira, 11, da ExpoCamaquã 2014, evento que acontecerá entre 30 de setembro e 12 de outubro, no Parque de Exposições Dorval Ribeiro, em Camaquã. Autoridades, convidados, diretores do SRC e imprensa prestigiaram o ato, realizado no Salão Albino Gollo, sede administrativa do Parque.

O evento deste ano, além de comemorar os 150 anos de Camaquã, também faz uma homenagem aos 80 anos de fundação do Sindicato Rural, que ao lado da Emater e do Núcleo dos Criadores de Cavalo Crioulos de Camaquã (NCCCC) realiza a feira. Remates, exposições de animais e mostras dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva regional, além de encontros técnicos e apresentações musicais, estão entre as atrações preparadas para a edição que se aproxima.

Ao destacar a importância dessa realização em ano de datas importantes para Camaquã e para o Sindicato, o secretário municipal da Agricultura, José Carlos Berta Dorneles, falou da participação da sua pasta na feira: o pavilhão da Secretaria será dividido com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com a Agricultura Familiar, Associação dos Arrozeiros de Camaquã e Asproleite. Dorneles chamou a atenção para o segundo concurso de gado leiteiro marcado para o evento.

Já o presidente do grupo de crioulistas, Roberto Crespo, anunciou as ações da entidade durante a feira: na sexta, 10, haverá uma concentração de  machos pela manhã, e, à tarde, uma resenha coletiva destinada ao pequeno criador. O sábado, 11, será de julgamentos e haverá um remate com 20 ventres. No domingo, 12, a Copa Sul de Campereada reunirá animais das raças crioulo, árabe e quarto de milha.

Pela Emater, falou o supervisor Luis Bonh. Ele disse que a equipe regional do órgão se sente honrada por fazer parte deste que é o maior evento direcionado ao setor primário da Região. Bonh previu a visitação de aproximadamente quatro mil produtores à Fafec, que será aberta no dia 7. Os agricultores serão organizados em excursões para irem ao Parque.

A responsabilidade de realizar uma grande exposição, no padrão das maiores do Estado, é um desafio permanente do Sindicato Rural de Camaquã, frisou em seu discurso a presidente da entidade, Maria Tereza Scherer Mendes. Ao lembrar das dificuldades para realizar um evento deste porte num ano eleitoral - o que dificulta a captação de recursos por causa da legislação -  a dirigente disse que isso acaba sendo compensado pela criatividade e pela união de esforços de todos.

Ao encerrar a série de pronunciamentos, o prefeito João Carlos Machado também ressaltou o aspecto da integração que reveste a feira. Ao se dirigir à presidente do SRC, disse: “A melhor receita, o melhor resultado deste evento, presidente, já está sendo alcançado, que é essa união que estamos vendo aqui estabelecida; isso, por si só, já garante o sucesso de mais essa feira”, comentou.

Foto: Alex Soares

Publicado em 20/9/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados