Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

27/04/2021 - 14h53min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Valor da Informação

Todos sabem, até as crianças, que não existe nada de graça neste mundo e o dinheiro não cai das nuvens nem dá em árvores. Dito isso, quando qualquer coisa se apresenta de graça, sabemos que alguém está financiando. Patrocinador oculto é onde mora o perigo. Laranja madura na beira da estrada tá bichada zé ou tem marimbondo no pé. A letra de Ataulfo Alves já alertava sobre isso em 1966.


O alerta da laranja madura vale para o segmento da informação, com luz amarela piscante. Informação é um bem vital, mas de fácil manipulação. Portanto, quando chega de graça nos nossos celulares é preciso abrir o olho, porque tá bichada ou tem marimbondo na fonte.


Por que alguém iria se esforçar para buscar uma informação, checar as fontes, ouvir todas as versões, dedicar tempo e esforço para postar uma notícia de graça? Qual o sentido disso? E se fosse assim, como essa pessoa pagaria pelas compras no caixa do supermercado?


A conta da informação de graça não fecha, mesmo assim é o que mais acontece neste mundo regido pelas redes sociais. E, neste contexto, o circo dos interesses se exibe.


Se a informação nos chega “de graça”, temos que observar se é patrocinada de forma transparente, com anúncios publicitários. Se chegar de graça, sem patrocínio transparente, é porque tá bichada.


Então, antes de acreditar em tudo que chega pela internet sem fonte segura e sair compartilhando, tenha o mínimo de cuidado para evitar ser cúmplice de falcatruas ou dar corpo à massa de manobra.



Inauguração sem Imprensa

Na quinta-feira, 22, foi realizada uma solenidade fechada na CMPC para a entrega das obras de revitalização da Orla na Zona Sul de Guaíba: da Praia da Alegria e do Balneário Alvorada. Ver matéria na contracapa desta edição. A requalificação urbana foi bancada pela CMPC, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando mitigar os impactos ambientais da fábrica de celulose na vizinhança. Diante deste feito relevante, duas observações importantes. Vamos lá!


A primeira questão a ser destacada é a transformação espetacular que aconteceu nas duas praias. Quando fiz as fotos desta edição, na quinta-feira, 22, me emocionei diante de um cenário muito bonito na Praia da Alegria. A comunidade tem que ajudar a preservar. E, sobretudo, temos que comemorar.


A segunda questão a ser destacada, desta vez de forma crítica, é o peso dado à entrega das obras. Entendo que estamos em bandeira preta, que não se pode promover aglomeração e jamais defenderia uma coisa dessas. Mas quando a Imprensa fica de fora, se desqualifica sobremaneira o registro social, o que não deveria ter acontecido num evento histórico como este.


É claro, recebemos release da Assessoria de Comunicação da empresa, mas pareceu mais uma exaltação exagerada ao Ministério Público do que qualquer outra coisa.


Como a Gazeta Centro-Sul é um jornal com 28 anos de estrada, sempre registrando todos os acontecimentos históricos importantes de Guaíba e Região, transcendemos falhas pontuais e destacamos o que realmente é relevante.



Salários Dobrados de CCs

Questionei a Prefeitura de Guaíba se os CCs seguirão recebendo portarias de 100% (salário dobrado). Em nota, o Governo Municipal respondeu que “está sendo realizada nova análise sobre as portarias aplicadas em cada um dos setores. Com isso, permanecerão com as portarias somente os CCs dos quais se necessite dispor no horário integral”, destacou a nota.


Pegou muito mal na comunidade salários dobrados para um batalhão de CCs na Prefeitura de Guaíba em plena pandemia. Ainda bem que a medida está sendo revisada.



Auxílio Emergencial Municipal

O Governo de Guaíba acatou a sugestão do auxílio emergencial municipal. Ver matéria ao lado.


Na edição do dia 9 de abril, destaquei aqui na Coluna a ideia do vereador Graciano Pereira (PTB), após ter recebido informações do parlamentar sobre a sua proposta do auxílio. Essa semana, a assessoria do vereador João Caldas (PT) enviou material divulgando o trabalho do seu Gabinete nesse sentido.


Resumo da bufa: a sugestão partiu da Câmara Municipal, que está participando com a recusa de recursos do seu Orçamento, e foi acatada pelo Governo, que também está entrando com recursos.


Ação positiva do Legislativo e do Executivo a ser destacada. Quem ganha é a população que está precisando de ajuda neste momento difícil.


Que a tramitação aconteça de forma ágil e que o dinheiro seja repassado o mais breve possível. Vamos acompanhar.



Bolsonaro e o Clima

O presidente Jair Bolsonaro mudou completamente a linha do seu discurso em relação ao meio ambiente na Cúpula dos Líderes sobre o Clima, quinta-feira, 22 de abril. Parecia até um membro do Greenpeace.


Os líderes dos países desenvolvidos mantêm o discurso a favor do meio ambiente, mas, na prática, são os que mais poluem. Todos pregam moral de cuecas. A Política é um teatro de quinta.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 23/4/21.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados