Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

05/04/2021 - 12h06min

Editorial

A Pandemia da Desigualdade

Compartilhar no Facebook

Há mais de um ano vivemos o drama da pandemia da Covid-19, com graves consequências nas áreas da Saúde e da Economia. Diante deste quadro de dificuldades em consequência da doença, cabe acrescentar no inventário dos prejuízos os estragos provocados pela pandemia da desigualdade social no Brasil, que já perdura há muitos anos e que se agravou.


Se observarmos com mais profundidade o abismo entre pobres e ricos no País, teremos dado o primeiro passo para compreender qual é a doença que mais castiga e derruba a qualidade de vida da população.


Os que analisam a situação da pandemia da Covid-19 podem continuar trabalhando em home office, mas a maioria que executa trabalhos essenciais dos mais diversos precisa enfrentar as ruas e todas as contradições gritantes entre o discurso politicamente correto e a realidade do dia a dia. Neste contexto, destaque para os ônibus lotados, as aglomerações provocadas pelas reduções de horários e falta de escalonamento, pelos protocolos de prioridades que desconsideram os motoristas profissionais, os operadores de caixa dos supermercados, os policiais e os garis, por exemplo.


Discute-se sobre o retorno das aulas presenciais, mas não sobre a vacinação dos professores e dos funcionários de escola. No Brasil, os debates pela metade acontecem por conta da banalização da desigualdade social.


Ainda bem que os profissionais de saúde receberam a atenção devida. Talvez isso tenha acontecido por conta da relação direta da doença com a atividade profissional. No entanto, basta se afastar alguns metros dos hospitais para a realidade dos que ajudam a manter a máquina funcionando sumir do radar.


O grande desafio desta pandemia da Covid-19 é a imunização em massa da população. No entanto, quando isso acontecer, as dificuldades irão continuar em decorrência da pandemia da desigualdade social.


É urgente a necessidade de um olhar mais humanizado sobre a qualidade de vida dos brasileiros, considerando as diferenças absurdas que existem entre ricos e pobres. É preciso que se encontre solução para terminar com esta pandemia excludente enquanto há tempo.

Publicado em 1/4/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados