Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

26/04/2021 - 14h57min

Polícia

Operação faz varredura em sistema carcerário

Compartilhar no Facebook

A Polícia Civil deflagrou, no dia 14 de abril, a Operação Android, cumprindo 25 mandados de prisão preventivas em diversos presídios do RS. A ação foi o fechamento de uma longa e ampla investigação, que se iniciou em meados de 2017, a partir da Delegacia de Polícia Regional de Três Passos, visando desmantelar ações de tráfico de drogas e crimes conexos praticados por indivíduos integrantes de organização criminosa comandada do interior de penitenciárias, onde se encontram recolhidos seus principais líderes.


Ao longo das investigações, foram efetuadas mais de duzentas prisões, apreendidos mais de duzentos quilos de drogas ilícitas, veículos, armas de fogo, munições e farto material para o tráfico de drogas.


Criminosos de dentro das cadeias, de forma estruturada e hierarquizada, comandaram toda a rede de distribuição de drogas, desde transporte, separação e fracionamento, até alcançarem os locais para venda a usuários. As lideranças regionais dos criminosos eram responsáveis por recepcionar e distribuir as drogas, oriundas do Vale dos Sinos, a traficantes locais em diferentes cidades do Interior do Estado.




Presos por tentativa de homicídio e roubo de veículo em Guaíba

Agentes da Delegacia de Polícia de Guaíba prenderam, no Bairro São Francisco, dia 19 de abril, os suspeitos de praticarem tentativa de homicídio em março deste ano, no mesmo Bairro, em Guaíba.


Por ocasião do crime, a vítima estava em um bar quando os dois investigados se aproximaram e, depois de lhe perguntarem questões relativas ao tráfico de drogas, um deles apontou a arma para a sua cabeça. A vítima conseguiu empurrar a arma, mas foi baleada no braço, conseguindo fugir.


De acordo com as investigações, uma semana depois, os mesmos indivíduos roubaram o veículo de um motoboy que trabalhava entregando encomendas. Quando a vítima se aproximou para fazer a entrega de pares de tênis pedidos pelos suspeitos, esses sacaram um revólver e anunciaram o assalto, roubando a motocicleta e os tênis, além de dinheiro, máquina de cartão de crédito e celular.


De acordo com a delegada Karoline Calegari, titular da DP local, o veículo roubado e a arma utilizada pelos criminosos, em ambos os crimes, foram apreendidos pela Brigada Militar.


Com o aprofundamento das investigações por parte da Polícia Civil, foi possível a representação pela prisão preventiva dos suspeitos, a qual foi decretada pela primeira Vara Criminal de Guaíba.


Após diligências investigativas, os suspeitos foram presos e encaminhados ao sistema carcerário.




DetranRS alerta que não leiloa veículos via redes sociais ou aplicativos de mensagens

O DetranRS divulgou nota este mês, reforçando o alerta à população de que o nome do Órgão vem sendo utilizado frequentemente para a prática de crime de estelionato, na tentativa de dar credibilidade a golpes de falsos leilões de veículos.


No mais recente deles, criminosos ofertam e negociam, via redes sociais e aplicativos de mensagens, veículos supostamente “apreendidos”, apresentados como “em perfeito estado” e preço muito abaixo de mercado. Mas nunca são entregues.


Segundo o Órgão, um perfil no Facebook em nome de estelionatária que se intitula “Diretora Despachante de Veículos Apreendidos do DetranRS” (cargo que sequer existe), oferece a venda de veículos como se fossem leiloados pelo DetranRS.


Afirmando ser funcionária do Centro de Registro de Veículos Automotores de Gramado – informação que não procede – também negocia e fecha as vendas fictícias por meio do WhatsApp. O CRVA da Cidade não tem qualquer envolvimento no crime, sendo vítima de divulgação caluniosa, tendo registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil.


O DetranRS não utiliza perfis/páginas de redes sociais, tampouco aplicativos de mensagens para ofertar veículos de leilões. Nenhum CRVA do RS se envolve em processos de leilões, oferecendo apenas serviços relativos a registro de veículos.


As pessoas são atraídas por ofertas de veículos muito vantajosas (preços excessivamente abaixo do valor de mercado, financiamentos sem juros etc.) e que expiram muito rapidamente, induzindo a ações impulsivas e impensadas.



Cuidados Importantes


Veja a seguir quais os cuidados necessários para não ser uma vítima do golpe do falso leilão.



1) Confira sempre no site oficial do DetranRS os próximos eventos - detran.rs.gov.br - menu Veículos - Leilões -Calendário de Leilões.


2) Veja nos editais do leilão todos os veículos disponíveis para compra em cada depósito credenciado, seus lances iniciais, o site do leiloeiro oficial e demais informações.


3) Se possível, agende uma visita ao depósito (CRD) onde está o veículo para verificar suas condições pessoalmente.


4) Participe do leilão na data e horário agendados pelo DetranRS e divulgados no site oficial (detran.rs.gov.br).


5) Caso seja atraído por um anúncio, desconfie de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final “.br”).


6) Nunca negocie diretamente por redes sociais ou aplicativos de mensagens, os criminosos se fazem passar por profissionais de órgãos oficiais para iludir o interessado.


7) Pesquise a empresa em sites de reclamação e/ou mídias sociais.


8) Suspeite de veículos que pareçam novos ou de concessionárias.


9) Não faça transferências bancárias. Nos leilões do DetranRS, o pagamento do valor de arremate se dá por meio de guia de arrecadação própria (GAD-L), quitada na rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será paga conforme instruções do profissional (detalhadas sempre no item 9.4 do Edital).


Quem for vítima desse tipo de crime deve comunicar o fato à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência. O registro deve ser feito preferencialmente pela internet, por meio da Delegacia Online, ou presencialmente em uma Delegacia de Polícia.




Foto: Divulgação/PC
Publicado em 23/4/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados