Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

30/11/2020 - 08h24min

Painel Econômico

Compartilhar no Facebook

enviar email

Varejo da construção civil reage

No início da pandemia, o setor da construção civil como todos os demais sofreu um forte impacto no volume de vendas. No entanto, há uma reação nos últimos meses.

O indicador Juntos Somos Mais, que apura as vendas de indústrias para o varejo da construção, indicou que no terceiro trimestre de 2020, o setor teve uma performance aproximadamente 30% melhor do que no período pré-Covid.


Com um ecossistema que reúne mais de 80 mil varejistas, 500 mil profissionais da construção civil em todo Brasil e mais de 20 empresas de serviços e indústrias ligadas à construção civil, a Juntos Somos Mais vem acompanhando o desempenho do setor ao longo dos meses.


No início da pandemia, em abril, a expectativa em relação ao desempenho de vendas para 2020 era muito ruim. Entretanto, a alta na demanda e a mudança de perspectivas implicaram em desafios de produção para a indústria. Em outubro deste ano, 66% das indústrias indicaram ter aumentado a produção, com 44% operando no limite produtivo. Além de restrições de capacidade produtiva, também há dificuldades em se conseguir matérias primas como embalagens, cobre e outras. As lojas de material de construção têm então indicado falta de produtos e o preço tem subido como atesta o CUB Médio Brasil, indicador de custos da construção, que registrou em agosto um aumento de 1,24% em relação a julho, configurando o maior aumento percentual de um mês em relação ao anterior desde junho de 2016.


Há vários fatores contribuindo para o desempenho do setor. O primeiro deles está ligado a uma mudança de comportamento do consumidor que, estando mais tempo em casa, tem valorizado mais a sua casa e classificado pequenas reformas como um item importante, não supérfluo.


Em contrapartida, o fim do auxílio emergencial traz incertezas sobre cenários de crescimento no próximo ano.

Publicado em 27/11/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados