27/07/2020 - 10h13min
O Brasil já ultrapassou cem dias de quarentena. O mundo nunca mais será como antes, pessoas e setor corporativo mudaram em uma velocidade espantosa, fazendo-se necessária a readaptação do “novo normal” para garantir a continuidade dos negócios.
Ainda que muitos especialistas apontem que o pior da pandemia já passou, observa-se que o número de infectados cresce em algumas regiões do País. Somados a isso, as estatísticas preliminares denotam que o número de desempregados explodiu em função da pandemia: até o final de maio, eram 12,7 milhões de pessoas sem ocupação, com o fechamento de 7,8 milhões de postos de trabalho, em relação ao trimestre anterior, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), do IBGE.
De acordo com o Sebrae, até o mês de abril, pelo menos, seiscentas mil empresas não conseguiram sobreviver as consequências do isolamento social. A pesquisa também mostrou que 30% dos empresários tiveram que buscar empréstimos para manter seus negócios, mas o resultado não tem sido positivo.
“Mas não ficaremos somente nestes números; de abril até hoje, mais empresas encerram as atividades e, outras mais deverão fechar as portas até o final da pandemia”, lamentou o professor Carlos Afonso, autor do livro Organize suas finanças e saia do vermelho.
Sabe-se que cada segmento tem suas particularidades e, encarar uma crise para alguns é mais desafiador do que para outros.
Dicas
Converse com seu contador: a pandemia tem trazido muitas alterações na legislação vigente, principalmente no que diz respeito à parte fiscal e trabalhista. Saiba como essas mudanças impactam no seu negócio.
Controle o caixa: em tempos de crise o caixa é rei. Mais do que nunca seu controle precisa ser muito efetivo.
Cuidado ao contratar linhas de crédito: diversas estão sendo oferecidas pelos bancos com taxas de juros subsidiadas, mas possuem condições específicas, como não distribuir lucros ou dividendos com esses recursos ou não demitir funcionários, enquanto o empréstimo estiver sendo pago. Fique atento.
Invista em marketing: quem não é visto não é lembrado. Invista em marketing para trazer mais clientes para o seu negócio e para se destacar da concorrência.
Publicado em 24/7/20.
Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco
Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados