Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 15 de maio de 2021

10/05/2021 - 13h56min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Secretária Sincera

A secretária da Saúde de Guaíba, Eliane Ribeiro, foi bastante sincera em sua manifestação na Câmara de Vereadores essa semana. Ver matéria nesta edição. Ela disse que está sempre aberta para aprender e ressaltou a capacidade e o comprometimento da equipe que atua na Saúde do Município. Não escondeu as falhas da Associação Vila Nova, gestora do Hospital Regional de Guaíba, que não está conseguindo manter todos os médicos trabalhando de acordo com o contrato.


Em vários momentos, a Secretária Eliane contou com o apoio do diretor de Saúde, Josias da Conceição, enfermeiro, servidor público de carreira preparado para o cargo.


Quem pensava que a Secretária estava muito verde para coordenar a Pasta se surpreendeu. Sobre o trabalho da Associação Vila Nova, ela enfatizou que está atenta, fiscalizando e cobrando eficiência. Nota 7 para a Secretária na largada.



Oposição Estrategista

Fazia um tempo que eu não acompanhava uma sessão da Câmara de Vereadores de Guaíba de forma presencial. Me surpreendi positivamente com o clima respeitoso entre todos os vereadores. Maturidade. Espero não morder a língua.


Mas o ponto que mais me chamou a atenção foi a postura dos vereadores da oposição, principalmente os da bancada do PTB. Começam com uma abordagem elegante, cordial, e quando tudo parece doce, colocam o dedo na ferida e apertam.


Com esta estratégia de falsa ternura, arrancaram a fachada que escondia o lado B do Hospital Regional de Guaíba no que diz respeito ao quadro de médicos plantonistas atuantes. Se a gestão do Hospital não regrediu em relação à anterior, segue igual. Plantonista à noite exclusivo para atender Covid não tem (lembro que o Collares, que é médico, sempre bateu na necessidade de ter o terceiro médico no Hospital); traumatologista não tem, e todos os médicos que constam no contrato trabalhando e cumprindo a carga horária parece coisa rara, conforme os relatos. A Secretária Eliane e o Diretor Josias me garantiram que somente é pago o serviço realizado.


Nova licitação para contratar uma instituição gestora do Hospital está sendo preparada. A Associação Vila Nova atua por meio de contrato emergencial.



O Troco

Os presidentes dos sindicatos dos Professores e dos Servidores Municipais também tiveram um tempo na sessão da Câmara de terça-feira para se manifestarem. Pablo Gomes (SPMG) e Edyo Campos (Sindigua) criticaram o Governo, batendo em três pontos básicos: a negativa da reposição inflacionária; PL 19 (propõe mudança no quadro de carreira), que segue como fantasma de gaveta; e o piso nacional do magistério não pago. Os sindicalistas insistem na legalidade das reivindicações. Ver manifesto nesta edição.


A vice-prefeita e secretária da Educação, Cláudia Jardim, foi muito criticada, tanto pelo Sindicato dos Professores quanto pelos vereadores de oposição. Parte da base governista parecia desconfortável. A mudança de discurso da secretária virou estandarte.


“Prometeu em campanha o que não tinha como cumprir”, destacavam em rodízio os vereadores de oposição. No bombardeio, destaque para o fato de que o Governo poderia ter demonstrado boa vontade com os servidores em março, antes da decisão do TCE.


Entendo que existe uma incerteza em relação à questão legal sobre a possibilidade de conceder a reposição, considerando a Lei Complementar 173. No entanto, a bronca verte pelas arestas deixadas nas negociações.


Uma coisa é gritar na arquibancada, outra bem diferente é entrar em campo e defender no gol.



O Contraponto

Como somos jornal e não rede social, abrimos espaço para a secretária da Educação fazer o contraponto aos ataques sofridos na Câmara.


Em nota, Cláudia Jardim ressaltou que desde que assumiu a Secretaria pautou suas decisões por meio do diálogo, incluindo os questionamentos que chegam através do Sindicato dos Professores. Afirmou que aconteceram mais de dez encontros na busca de soluções para as questões em pauta. Ponderou que “algumas decisões têm de ser tomadas dentro da responsabilidade que a função da gestão exige”.


Disse ser favorável à valorização financeira da categoria, mas para isso precisa de respaldo jurídico e tal. Deverá falar na próxima sessão da Câmara, dia 4 de maio.



Mudanças na Câmara

Nesta arrancada, o presidente do Legislativo, João Collares (PDT), parece inclinado a deixar legado na Casa do Povo. Corrigiu o rumo depois de ter pisado na bola, concedendo portaria descabida para um CC.


Assessorado pelo administrador Fabrício Carvalho, Collares está promovendo a digitalização dos serviços, visando dar agilidade aos processos e gerar economia. Neste contexto, é necessário tomar cuidados especiais; veja o que aconteceu no TJ-RS essa semana, com a ação de hackers. Outro ponto relevante é garantir a participação das empresas locais nos processos de compras.


Reuniões e audiências públicas virtuais têm acontecido, mantendo o trabalho em plena pandemia.


Na pauta de mudanças, destaque para a iniciativa de qualificação dos servidores; para a implantação de um sistema eficaz de controle de frequência (vamos acompanhar); e para a vigilância atenta sobre o uso de equipamentos da Casa. Soube que uma sindicância está em curso para apurar supostas irregularidades importantes. Vamos aguardar os resultados.


Destaque também para a renúncia de parte do Orçamento a fim de contribuir com o auxílio emergencial municipal. E para ajudar a reabrir o Posto da BM no Bairro Santa Rita (Cohab).


Registro alguns pontos positivos da atual gestão da Câmara Municipal como incentivo para que se mantenham e avancem. No entanto, é preciso ressaltar que cuidar bem do dinheiro público é obrigação dos gestores. Eu e a Tia Alaíde seguimos vigilantes.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 30/4/21.

Últimas Notícias

A Gazeta Centro-Sul irá colocar no ar seu novo site em junho.

Pacote do IPTU pode conceder desconto de até 35% em Guaíba.

Falta de médicos é frequente no Hospital Regional de Guaíba.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2021 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados