Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

19/04/2021 - 09h16min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Debocharam dos Doentes

Eu tinha juntado muitos butiás com as inscrições de voluntários para ajudar no processo de vacinação, mas na tarde do domingo, 4, caíram todos dos bolsos. As postagens entre técnicas de enfermagem do Hospital de Guaíba se tornaram públicas e uma canalhice de primeiro grau veio à tona.

A Prefeitura fala em caso isolado. Eu acredito e imagino a indignação e a tristeza dos profissionais que estão lá no Hospital trabalhando sério, fazendo de tudo para salvar vidas. Mas o que veio a público assusta, porque não sabemos qual o reflexo de tamanha barbaridade na prática. O que esperar de figuras que são capazes de debochar em rede social de pacientes que estão lutando para sobreviver?


É preciso investigar e esclarecer à sociedade como estas pessoas foram contratadas, como atuavam, quem supervisionava o trabalho. Acredito que tenha sido um caso isolado, mas foi muito grave.



CCs Marajás

Essa semana, o Governo do Maranata e da Cláudia Jardim sofreu o primeiro desgaste importante com a divulgação da lista dos CCs e seus respectivos salários. A oposição acordou e cobrou, a base governista enroscou.


A repercussão transcendeu o meio político, a indignação envolveu parcela significativa da população. Até agora, estou recebendo protestos e cobranças para me manifestar, inclusive de eleitores do Maranata e da Cláudia.


Chocou o fato de estarmos em plena pandemia, lutando para sobreviver em meio a uma crise sem precedentes, e a Prefeitura de Guaíba dobrar salários de CCs que já estão bem acima da média dos trabalhadores brasileiros. O argumento da compensação de horas extras não para em pé. Existe a alternativa de escalonamento de horários.


É preciso ressaltar que no conjunto dos CCs e das FGs há pessoas qualificadas, que estão trabalhando duro e merecem o reconhecimento e a recompensa. No entanto, o ponto crítico da insatisfação está no fato de figuras carimbadas de redes sociais, as quais a comunidade rejeitou no voto, receberem salários maiores do que dos vacinadores, por exemplo.


É importante dizer que todos os governos têm CCs, e alguns com salários altos, isso não é novidade. Muda o governo e, consequentemente, mudam os ocupantes dos cargos de confiança, é assim que funciona a política partidária. Acontece que o momento é difícil e não comporta excessos, pelo contrário. E, para agravar a maçada, os servidores de carreira não receberão reposição salarial.


Recomendo a leitura do Editorial desta edição.


Na próxima semana, conforme prometi, farei uma avaliação dos primeiros cem dias do Governo Maranata e Cláudia Jardim, considerando os pontos positivos e negativos de forma racional e imparcial.



Auxílio Municipal

Interessante a proposta do vereador Graciano Pereira sobre o auxílio emergencial municipal. Pode ser um valor pequeno, considerando a fonte dos recursos, mas, num momento como este, toda ajuda é importante.



Ajuda Psicológica

Em Guaíba, as pessoas impactadas pela pandemia da Covid-19, famílias enlutadas e servidores municipais da linha de frente podem contar com apoio psicológico profissional por meio do projeto Acolher. Um trabalho importante, envolvendo as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, com a parceria da Ulbra e do grupo de psicólogos voluntários.


Contatos: (51) 3480.7015 – ramais 3140 / 3157 / 3158. Celular: 9999.86861.



PTB em Transição

Depois que o Roberto Jefferson esculhambou com o PTB, transformando seu estatuto e desrespeitando a história da sigla, as lideranças buscam novos partidos para migrarem na próxima janela, em março do ano que vem, sem perderem os mandatos.


Segundo a Tia Alaíde, aqui na Aldeia a maioria acompanhará os deputados estaduais: uma parte deverá ir para o Podemos e outra para o PSDB. Frisson nos bastidores dos trabalhistas.



Retorno à CMPC

Depois de três meses, Daniel Ramos está retomando o cargo de diretor de Comunicação da CMPC Brasil. Sentiu saudades da Aldeia.

O Bom Exemplo

Não posso deixar de registrar a minibiblioteca ao ar livre, implantada na parte alta da Avenida Sete de Setembro, no Centro de Guaíba. Emocionante. Ver contracapa desta edição.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 09/4/21.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados